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Manual da marca: o que é e por que ter um para o seu negócio

Manual da Marca

Já notou que algumas empresas líderes de mercado são facilmente reconhecidas só de você olhar rapidamente para as logomarcas delas? Isso não acontece por acaso, há muito trabalho envolvido nisso.

Uma das maneiras de ganhar destaque é por meio de um bom manual da marca, documento que determina como a assinatura da empresa deve se comportar em diversos ambientes e aplicabilidades.

Quer entender sobre o manual da marca e qual a  necessidade de ter um para o seu negócio? Abaixo, trouxemos algumas informações que explican o assunto. Se quiser que a sua empresa cresça, você deve ler esse post! Confira:

O que é e para que serve um manual de identidade de marca?

Para resumir, um manual da marca é um conjunto de especificações e recomendações para empregar, de uma forma unificada, a identidade de uma certa marca. Esse guia é um documento essencial para empresas que trabalham com materiais impressos, como cartão de visitas, uniformes, flyers, panfletos, papéis timbrados, entre outros. Com essas especificações, é possível manter as propriedades e as características visuais da marca em qualquer um dos materiais e das aplicações que a empresa fizer.

Existem alguns empreendedores que acreditam que um manual da marca não é necessário, mas nós sabemos que não é bem assim. Ele se faz fundamental por causa das características únicas que cada empresa possui. Em função disso, cada empreendimento precisa definir adequadamente um conjunto único de características que torna possível integralizar os passos primordiais para a construção de branding.

O que um manual da marca deve conter?

Não há uma regra sobre que tipo de conteúdo o manual de identidade de marca deve conter. Entretanto, deve haver instruções sobre como os layouts, as fontes e as cores devem se comportar no cartão de visitas, uniformes, papéis timbrados, incluindo também os métodos de comunicação online, como sites e redes sociais.

Características que um manual da marca pode conter

  • tipografia oficial;
  • versões da assinatura da empresa;
  • coloração da marca em diferentes formatos;
  • dimensões mínimas de espaçamento para que as impressões em formatos menores não comprometam a assinatura;
  • todas as cores que podem ser usadas na logomarca;
  • diversos exemplos de aplicabilidade da assinatura;
  • contemplações, objeções e restrições de usabilidade da assinatura;

Então, o que você achou do nosso texto sobre o que é manual da marca e por que ter um para o seu negócio? Acha que esse guia é certo para a sua empresa? Você pode tentar fazê-lo sozinho ou então ir em busca de um Brand Designer para criar o produto para o seu negócio! Você pode se interessar pelo nosso post tipos de designers que existem no mercado.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Por aqui no blog, temos mais posts bacanas sobre o assunto. Até mais!