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Gestão e Negócios

Como ser um bom gestor de marketing: 5 conselhos

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Uma dos setores mais promitentes do mercado de trabalho, o marketing se tornou reconhecido pela sua função estratégica dentro das organizações. Por sua vez, o gestor de marketing se destaca entre os profissionais da área.

Este trabalha diretamente e indiretamente no desenvolvimento de ações e anúncios que visam ajustar os produtos ou serviços da empresa às expectativas do público-alvo.

Dentro dessa realidade, o profissional precisa operar online e offline, ponderar a respeito da segmentação e de conteúdo e compreender as técnicas de inbound e outbound marketing, além de outras incumbências.

5 conselhos para ser um bom gestor de marketing

Confira abaixo alguns conselhos sobre as características necessárias para ser um bom gestor de marketing.

1 – Desenvolva sua capacidade estratégica

Um bom gestor precisa ser estrategista, pois é ele quem observa o todo, descobre o melhor caminho para empresa seguir conquistando ainda mais resultados positivos.

Para desempenhar essa função, é preciso ter conhecimento total sobre o negócio e saber unificar todos os esforços, visando criar estratégias efetivas para atingir os objetivos da empresa.

Também é necessário conhecer os canais utilizados, os recursos empregados e a melhor abordagem para atingir o público-alvo da empresa.

2 – Sempre de olhos nos resultados, o que deu certo e o que deu errado

Sabemos que o responsável pelos resultados das vendas da organização é o gestor de marketing. Ciente disso, seu conhecimento deve ir além de pensar somente em maneiras de atingir os consumidores.

É necessário entender de que forma as estratégias compensarão o investimento feito pela empresa, ou seja, como elas trarão retorno financeiro.

Portanto, é imprescindível entender claramente os objetivos do negócio e, da mesma forma, os seus indicadores de performance, visando ordenar seu planejamento estratégico de marketing para colaborar com esses objetivos.

3 – Conheça tudo sobre o seu mercado de atuação

O profissional também precisa ser especialista no mercado em que está imerso, além de seguir as tendências, acompanhar a concorrência e elevar a competitividade da organização usufruindo de estratégias de marketing que a destaque entre as demais.

Esse acompanhamento é feito através de benchmarking, blogs, análise de dados online retirados de mídias sociais, pesquisas de mercado, sites de nicho e etc.

4 – Faça o exercício de entender os clientes

O hábito de compra do consumidor mudou muito no decorrer dos últimos anos e um bom gestor de marketing tem consciência disso.

Assim, foque sempre na experiência do cliente com a marca e desenvolva estratégias personalizadas de marketing online e offline que atinja cada cliente de maneira exclusiva, multiplicando as possibilidades de negócio para a organização.

5 – Tenha postura de líder e não de chefe

Apesar das palavras líder e chefe serem consideradas sinônimos, a liderança vai além de estar acima dos demais. Por isso é importante saber diferenciar esses termos. Entenda qual a diferença e entre chefe e líder.

Sem a competência de liderança, as chances de sucesso de um gestor caem bruscamente. No caso de marketing, atualmente o setor é composto por profissionais multidisciplinares, que formam equipes com membros de diversos segmentos e o líder é responsável por delegar as funções à sua equipe.

Além disso, a habilidade de coordenar os colaboradores que possuem características diferentes e conseguir filtrar o melhor de cada uma delas é essencial.

Através dessas competências, a capacidade de consolidar a marca, produzir o diferencial do negócio e acelerar crescimento das vendas é potencializada.

É indispensável que você se mantenha atualizado sobre marketing e estratégia para tirar dúvidas, ter orientações de como ser um bom gestor e criar novas ações que contribuam com os resultados da empresa.

Pronto para se tornar um bom gestor de marketing? Aproveite e fique por dentro do mundo do marketing digital com a Zocprint“. Até a próxima!