Qual a diferença entre chefe e líder?

Qual a diferença entre chefe e líder?

O mercado de trabalho evoluiu muito nas últimas décadas e a forma de gerenciamento das pessoas acompanhou essa transformação. Se antes existia uma única pessoa responsável para dar ordens enquanto os demais apenas obedeciam, hoje todos têm a sua devida importância dentro de uma organização.

Apesar das palavras chefe e líder serem muitas vezes utilizadas como sinônimos, a liderança vai muito além de estar em uma posição superior aos demais. Daí a importância de saber diferenciar cada um desses termos.

Confira o post a seguir que a equipe da Zocprint preparou sobre a diferença entre ser chefe e líder. Continue lendo e tira as suas dúvidas!

Características de um chefe

Quem é apenas chefe costuma agir sem ouvir as demais pessoas, sendo autoritário e inflexível em suas decisões. Ele centraliza o poder e pensa apenas nos resultados imediatos, como o lucro.

Essas atitudes fazem com que ele seja apenas temido, não respeitado em seu cargo. Sua equipe não se sente confortável ou estimulada a procurá-lo para relatar problemas, tirar dúvidas ou fazer sugestões para melhorar o ambiente de trabalho ou um projeto.

O chefe não incentiva e motiva os seus subordinados, pois acha que realizar um trabalho acima da média é uma obrigação. E, quando isso não acontece, ele faz questão de apontar os erros alheios na frente de todos. Ele costuma colocar a responsabilidade do fracasso em cima de sua equipe, ao mesmo tempo que se enaltece sozinho quando um objetivo é alcançado.

Características de um líder

Ao contrário de um simples chefe, um líder conduz as pessoas, inspirando e motivando, seja pelas suas palavras ou atitudes. Ao contrário de centralizar o poder, ele delega responsabilidades e sabe valorizar os resultados menos imediatos, como o bom ambiente de trabalho. Ele se preocupa com a missão, a visão, os valores e as pessoas.

Os líderes não são temidos pelos seus funcionários. Eles são respeitados e inspirados por eles. Aliás, um verdadeiro líder não diz que têm subordinados, mas sim uma equipe ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas ou dar conselhos profissionais.

Ele procura sempre tirar o melhor de cada um, valorizando as habilidades individuais, respeitando as dificuldades e trabalhando como um time para superá-las. O líder divide a responsabilidade pelos erros com a sua equipe e também “os louros” pelas vitórias.

Uma liderança efetiva e saudável pode trazer benefícios para toda a empresa, pois uma equipe bem conduzida e motivada se torna mais eficiente e produtiva.

Como se tornar um líder?

A capacidade de influenciar pessoas é um dos caminhos para o sucesso profissional, mas qualquer um pode desenvolver as capacidades certas para se transformar em um líder.

Segundo o escritor americano James Hunter, autor do best seller “O Monge e o Executivo”, o trabalho dos líderes é identificar necessidades como respeito, valorização, confiança, carinho, humildade e honestidade. É preciso falar a verdade sobre o desempenho dos funcionários e criar uma relação saudável de confiança entre todos da equipe.

Gostou de ler o nosso artigo a diferença entre chefe e líder? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como aumentar o engajamento da sua equipe. Até a próxima!

Voltar ao Topo