Planner ou agenda? Qual é melhor para organização?

Planner ou agenda? Qual é melhor para organização?

Seja planner ou agenda, ambos são ótimos itens para auxiliar na organização das tarefas e compromissos do dia a dia no trabalho. Portanto, não há escolha certa ou errada, a melhor opção será aquela que suprir todas as suas necessidades e corresponder às suas expectativas.

Sabemos que a organização e a produtividade andam lado a lado, então, para te ajudar a decidir qual dessas ferramentas é mais útil para sua realidade, falaremos mais sobre elas abaixo.

Qual é o melhor item para organização? Agenda ou planner?

Primeiramente, você sabe a diferença entre planner e agenda? Pode parecer óbvio e justamente por isso que gera confusão quanto ao objetivo de uso de cada um.

Resumidamente, enquanto a agenda serve para listar compromissos, tarefas e atividades do dia (ou qualquer outra coisa nesse sentido), o planner funciona como um planejador a curto, médio e longo prazo.

A utilidade da agenda

Com estrutura que lembra um livro, porém delimitada com os dias do calendário, a agenda é um recurso eficaz para as pessoas que querem administrar as tarefas do dia a dia dentro de um tempo determinado.

Utilizar uma agenda no cotidiano é muito simples, já que requer apenas que a pessoa anote as atividades em ordem cronológica, com uma sequência de horários e dias. Além disso, o método em si já vem pronto, basta apenas registrar as informações que desejar.

Se você tem uma rotina mais definida, com tarefas e compromissos que costumam se repetir, a agenda é o recurso ideal para organização.

Agendas personalizadas

Dois modelos de agendas para personalizar com nome da empresa

Ainda sobre as agendas, personalizá-las com a identidade de uma empresa é uma boa estratégia de marketing, tanto interno quanto externo. As agendas personalizadas são ideais para presentear clientes e parceiros, além de garantirem a unidade visual e o profissionalismo da empresa quando usadas pelos funcionários.

Esse material não exige um alto investimento e nem mesmo um pedido enorme. Pelo contrário! Aqui na Zocprint, por exemplo, personalizar agendas para sua empresa não tem exigência de quantidade mínima e o valor é bem em conta.

Utilidade do planner

Página de um planner aberto
Fonte: Loja Donna Rita

O planner incentiva a traçar metas para que fique mais fácil de organizar o seu dia, semana, mês e ano. Por possibilitar esse planejamento macro, um planner costuma ser mais “complexo” de utilizar.

Diferentemente da agenda, que organiza as tarefas diárias, o planner engloba o controle de tudo que envolve a vida da pessoa como, por exemplo, rotina de trabalho, finanças, metas, novos projetos, anotações, viagens e o que mais for necessário para que os objetivos se concretizem. Se você pretende ir além de escrever compromissos e prazos, o planner é a melhor escolha.

Diferente da agenda, as poucas opções para personalizar um planner não são focadas em identificar o material com a empresa. Isso porque o planner não costuma ser utilizado para presentear colaboradores ou clientes.

Escolha a melhor opção para sua rotina

Independentemente de você optar pelo planner ou agenda, encontrar a melhor ferramenta de organização requer alguns testes e observação, mas valerá muito a pena pois você sentirá um grande impacto disso na sua produtividade.

Gostou de saber mais sobre o planner e a agenda? Agora, é só escolher qual item se adequa melhor a sua rotina! Até a próxima!

Voltar ao Topo