Mesmo com o país ainda em crise, a profissão de coach vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Por isso mesmo, a disputa acirrada entre os profissionais exige que sejam realizadas ações de marketing eficazes para atrair leads (potenciais clientes), aumentar as vendas e estreitar relacionamento.
Pensando nisso, nós, da equipe Zocprint, selecionamos 3 dicas de marketing para coaches que serão muito úteis para divulgar os seus serviços nesta área. Continue lendo para conferir!
1. Faça o seu Marketing Pessoal
O marketing pessoal é uma ferramenta muita utilizada para conseguir sucesso em alguma atividade ou carreira. É uma estratégia usada para promover a imagem de um profissional, melhorando a sua postura diante do seu público-alvo e da concorrência.
De acordo com os conceitos do marketing pessoal, é preciso demonstrar confiança, liderança e empatia; desenvolver a capacidade de aprender e de iniciativa; além da inteligência emocional, que visa saber se relacionar bem com as outras pessoas.
Bons exemplos de como melhorar o seu marketing pessoal é fazer um curso de oratória, além de novos cursos dentro da sua área de atuação.
2. Faça o seu Marketing Tradicional
Com o marketing tradicional, realizado sem o acesso à internet – como sites e redes sociais -, você ainda pode conseguir bons resultados com foco e planejamento em suas ações.
O primeiro passo para começar a divulgar o seu negócio é fazer o seu cartão de visitas. Mesmo em tempos de redes sociais, esta ainda é uma ferramenta de divulgação eficiente, que ajuda a criar uma boa primeira impressão.
O cartão de visita consegue reunir as informações mais importantes do coach (o nome do profissional, suas especialidades e meios de contato), tornando mais acessível e prática a sua divulgação.
Ele não precisa ser muito rebuscado. Contudo, é fundamental ser atraente visualmente para causar uma boa impressão para a pessoa que você irá entregá-lo.
A identidade visual da sua logo deve ser refletida em todos os materiais impressos de divulgação, a começar pelo seu cartão de visitas. Conheça essa e outras dicas práticas em como aplicar a identidade visual na sua divulgação.
Você também pode investir em alguns materiais personalizados com a sua identidade visual, como canetas e canecas para oferecer de brinde aos seus clientes. Eles irão amar e ajudam a fazer propaganda da sua marca em diversos lugares!
3. Faça o seu Marketing Digital
O digital é o tipo de marketing que mais cresce hoje em dia, com diversas opções para você investir e divulgar os seus serviços, como os e-mail marketings, as newsletters, os sites e redes sociais.
Quem deseja ser bem-sucedido em qualquer área profissional precisa saber utilizar bem as redes sociais. Mas isso não significa apenas estar presente ocasionalmente na web. É necessário usar as mídias de maior repercussão com regularidade e postar conteúdos relevantes para conseguir atingir o seu público-alvo e manter um bom relacionamento a longo prazo.
Entretanto, não restrinja a sua presença online por aí. Ter um site com o seu nome aumenta a credibilidade de um negócio e passa mais confiança aos clientes, além de você ser mais facilmente encontrado pelas pessoas que estão procurando por serviços prestados por coaches.
Todas essas dicas são essenciais para ajudar nas divulgações de seus negócios como coach, mas tente começar com uma ação de cada vez. A melhor dica que podemos dar a você é fazer em primeiro lugar a sua identidade visual para deixar os cartões de visita prontos em seu consultório e na sua carteira.
O que achou das dicas? Conte para a gente se você já aplica alguma dessas estratégias de marketing. Até o próximo post!