Loading...
Gestão e Negócios

Como melhorar a produtividade da sua equipe: veja 5 dicas!

Como melhorar a produtividade da sua equipe

Você já deve ter lido algo sobre fórmulas mágicas ou métodos infalíveis para aumentar a produtividade da sua equipe, certo? A realidade é que manter funcionários motivados é sempre a melhor maneira de fazer com que as atividades do dia a dia da sua empresa sejam realizadas com excelentes resultados.

Por isso, nós, da Zocprint, trouxemos hoje 5 dicas para aumentar a produtividade dos seus funcionários. Confira abaixo!

1. Escolha bem os talentos da sua empresa

Pare de procurar funcionários e comece a investir em talentos para o seu negócio. Saiba identificar pessoas que realmente podem fazer a diferença na sua organização. Mas lembre-se também que, como gestor, para aumentar a produtividade é importante primeiro conhecer os seus funcionários.

Quando você entende bem os integrantes da sua equipe, sabe qual projeto colocar na mão de cada um, quem precisa ser mais cobrado e quem está pronto para ajudar em mais tarefas e até subir na empresa.

2. Ofereça feedbacks

É essencial oferecer feedbacks aos seus funcionários através de uma comunicação interna efetiva, que incentive a interação e a avaliação entre as equipes.

O feedback sempre foi uma ferramenta fundamental para promover a performance das equipes. Entretanto, essas avaliações devem fazer parte do dia a dia da empresa e evoluir para modelos menos burocráticos, que permitam uma comunicação mais participativa entre toda a equipe.

3. Tenha um bom ambiente de trabalho

Nos últimos anos, muitas empresas estão abrindo os olhos para a importância de ter um ambiente de trabalho tranquilo e acolhedor. Muitos especialistas comprovam que esse é um fator importante na melhora da performance dos funcionários.

Veja mais sobre como o ambiente de trabalho pode influenciar seu negócio!

4. Antecipe as dúvidas de clientes

Eis uma dica super valiosa para poupar o tempo e o trabalho dos funcionários. Se a sua empresa oferece um produto/serviço que costuma gerar muitas dúvidas para os usuários, procure antecipar as questões deles.

Invista na criação de manuais técnicos, vídeos e material de apoio para responder às dúvidas mais comuns dos clientes. Isso vai fazer com que a sua equipe esteja alinhada ao discurso da empresa. E, além disso, vai criar uma relação de confiança entre a marca e os seus clientes.

5. Crie a cultura de capacitação

Para promover a melhoria da produtividade dentro de um ambiente de trabalho é fundamental oferecer uma cultura organizacional de capacitação contínua da equipe. Mas, atenção: essa cultura deve ser baseada na confiança mútua, o que leva um tempo para ser desenvolvida.

Isso significa que você deve passar a permitir que os funcionários se envolvam com a tomada de decisão e oferecer sistemas de recompensa adequados e motivadores.

Gostou de saber como melhorar a produtividade da sua equipe? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 3 dicas para aumentar a produtividade em um escritório. Até a próxima!