Flyer, folder ou panfleto? Entenda as diferenças desses materiais!

Flyer, folder ou panfleto? Entenda as diferenças desses materiais!

Essa é uma dúvida comum na hora de optar por um material impresso: panfleto, flyer ou folder? Entender as diferenças entre eles é essencial para prevenir erros de criação e – por consequência – de impressão. Aliás, cada peça possui características e benefícios diferentes para a comunicação da sua empresa.

Pensando nessas dúvidas, que são comuns, separamos um post explicando e pontuando cada item. Descubra o formato ideal para utilizar no seu negócio entendendo as diferenças e finalidades dos materiais impressos!

Flyer

O termo vem do inglês ‘algo que voa’ e sua origem está conectada com o progresso da publicidade em locais urbanos. Surgiu para suprir a necessidade que as empresas tinham em anunciar de forma rápida os seus produtos e serviços.

Geralmente são produzidos em grandes quantidades, em formatos menores, como o A5 e o A6, contendo uma gramatura superior. Do mesmo modo, as marcas costumam criar coleções, com acabamentos e imagens diferenciadas, além do refinamento estético personalizado.

Folder

Resumidamente, folder é um panfleto com dobras, que fica claro ao saber que seu significado do inglês é dobrar. Isso implica diretamente em mais escolhas criativas de design, já que o material possui mais possibilidades visuais, aumentando o número de informações que podem ser inseridas.

O material impresso pode ser categorizado por dobraduras e é muito utilizado em apresentações corporativas, descrições detalhadas de produtos e serviços, lançamentos, assim como anúncios eventos.

Panfleto

A palavra deriva do inglês “pamphlet” que foi um gênero de poema que surgiu na Europa medieval. Posteriormente, começou a ser usado em escrituras menores que os livros. Com o surgimento da imprensa, o panfleto começou a nomear os textos impressos, geralmente com temáticas religiosas ou políticas.

Atualmente, o panfleto ainda carrega herança do começo da imprensa, mas recebem uma ênfase de divulgação de produtos ou serviços. Suas impressões também são feitas em grande escala e seu design é muito mais simples que o flyer e o folder.

O grande benefício do panfleto é permitir uma extensa tiragem a preços menores, com agilidade, facilidade de produção e impressão. Por causa disso, esse modelo é usado frequentemente em estratégia de divulgação imediata e massiva.

Agora que você já sabe diferenciar os tipos de materiais impressos, ficou mais fácil de saber qual é o ideal para o seu negócio! Deixe suas dúvidas nos comentários: nós, da Zocprint, estamos prontos para ajudar. Até mais!

Voltar ao Topo