Loading...
Gestão e Negócios

Gerenciamento de tempo: 6 estratégias que ajudam na produtividade

maio 5 1 - Gerenciamento de tempo: 6 estratégias que ajudam na produtividade

O tempo está cada vez menor, e as atividades aumentam a cada instante. Isso reflete diretamente no ambiente profissional. Ou seja, muitas tarefas para fazer, prazo pequeno para executá-las. Um fator muito importante que auxilia no aumento da produtividade é o gerenciamento de tempo. Isso é essencial na administração da empresa e organização dos funcionários.

Pensando em como o tempo influencia o ambiente de trabalho, separamos um post com seis estratégias para você melhorar os prazos e entregas através da otimização. Confira abaixo!

1 – Comunicação Interna

Empresas com uma boa comunicação interna tendem a alcançar seus objetivos de uma maneira mais certeira. Quando essa relação é falha, os processos levam um tempo maior para acontecer, prejudicando algumas etapas pelo caminho.

Com a comunicação interna alinhada, a integração entre equipes fica mais leve e fluída. Portanto, priorize uma comunicação precisa com todos durante o desenvolvimento de estratégias, planos e organização.

2 – Estabelecer prioridades

Pode parecer clichê, mas é fundamental ter as prioridades bem claras para você e sua equipe. Dessa forma serão evitadas trocas de emails desnecessárias, reuniões irrelevantes e tarefas que não rendem nada. Foque naquilo que é urgente para alavancar sua empresa e deixe de lado tudo o que não resultará em produtividade.

3 – Ferramenta para gestão de atividades

Atualmente existem muitas ferramentas, apps e sites que se encarregam de cuidar, alertar e organizar atividades para você, então use a tecnologia a seu favor e de seus funcionários! Coloque todas as suas tarefas e sistematize de acordo com o que a plataforma oferece. Organize também conforme suas necessidades de produção ao longo de dias, semanas, meses e até anos.

4 – Uma tarefa de cada vez

É melhor ter uma tarefa bem executada, do que duas inacabadas. Ter muitas atividades pela metade, no fim, não representa algo sólido. Começar uma tarefa e ir até o final, com qualidade, é importante para ter progresso efetivo no seu trabalho.

5 – Otimizar o tempo

Essa é a base da produtividade: otimização do tempo. Quando você estabelece determinado prazo para cada atividade, fica claro para você e seus colaboradores o esforço necessário para que seja concluído. Outra dica bem importante nesse caso é conhecer bem seus colaboradores para saber o quanto cada um consegue fazer nas suas horas de trabalho.

6 – Repensar estratégias

Se você seguiu todos os passos e ainda não chegou ao tempo ideal para realização de todas as suas atividades: reconsidere as estratégias internas. Não se assuste! É preciso errar para aprender e consertar. Avalie o que está dando certo e o que acaba trancando o crescimento. Mude e se reinvente sem medo!

Viu como as estratégias para otimizar o tempo e aumentar o rendimento são fáceis? Agora é só começar a aplicar essas dicas que aos poucos, os processos vão se encaixando e você terá uma empresa com um desempenho melhor!