Quando se está iniciando um negócio ou tentando fazer com que ele chegue ao próximo nível é comum que se busque por formas mirabolantes de chamar a atenção do público. É só você parar para pensar na quantidade de propagandas estranhas, para dizer o mínimo, que você já viu por aí… Mas o que muitos empreendedores não percebem é que existe um elemento simples, porém que faz muito neste aspecto: a logomarca!
Composta por um símbolo ou imagem, e o nome da sua empresa, a logomarca nada mais é que a representação visual da identidade da sua marca. Em outras palavras, é o elemento que ajuda a passar para o público a mensagem sobre quem a sua empresa é e o que ela faz. E, quando bem-feita, é o suficiente para gravar a sua marca na cabeça dos futuros clientes!
Por que é importante fazer uma logomarca profissional?
Bem, pense conosco: se a intenção é chamar a atenção do público, é claro que a ideia é conseguir passar uma mensagem positiva, certo? Pois bem, não existe nada que manche mais a reputação de uma empresa do que uma logomarca mal feita, com aspecto amador. Pelo menos falando com uma visão de marketing.
Se você quer transmitir ao público-alvo que a sua marca é a melhor opção entre a concorrência para solucionar os seus problemas é preciso conseguir passar muita credibilidade e, principalmente, profissionalismo. Como a logomarca muitas vezes é a primeira forma de contato das pessoas com a sua empresa, ela deve ter papel fundamental em causar essa sensação!
Para isso, é importante que você tome alguns cuidados que vamos indicar abaixo:
1 – Contrate ajuda profissional
Primeiro de tudo: nada de pedir para o sobrinho porque “ele sabe mexer no computador”. Seu negócio é sério, então você precisa encarar a logomarca com a mesma seriedade e importância que ela tem para o sucesso do seu empreendimento. O ideal é contratar um designer, mas se isso não couber no seu orçamento, existem sites especializados que ajudam a criar uma logomarca adequada.
2 – Conceito é tudo
Tenha em mente que a logomarca não trata apenas de uma imagem bonita, que faça a sua empresa parecer legal. É importante que esse elemento tenha um conceito alinhado com o que sua empresa faz e os objetivos por trás dela. É comum que a logomarca tenha a ver com a origem do negócio, algo que seja especial para você, por exemplo. É uma ótima forma de mostrar do que a empresa se trata!
3 – Coloque sua marca na rua
De nada adianta fazer a logomarca e não divulgá-la, certo? Aproveite esse elemento ao máximo em todas as suas ações de marketing, tanto online como offline. Lembre que ele é a cara do seu negócio, como as pessoas vão lembrar de você. Portanto, ele deve estar nas divulgações impressas, como folders, cartões de visita, folhetos, etc.
E então, convencido da importância que a logomarca tem para a sua empresa? Esperamos que essas dicas ajudem você impulsionar o marketing do seu negócio. E, lembre-se: nós, da Zocprint, estamos sempre à disposição, caso precise de alguma solução de divulgação para a sua marca. Até a próxima!