Marketing interno: conheça a real importância para sua empresa!

Marketing interno: conheça a real importância para sua empresa!

O Marketing interno é uma área de estudo e especialização da administração e busca adaptar as peças e comunicação externa de uma empresa para o meio interno. Ou seja, busca engajar os colaboradores se utilizando de estratégias e técnicas do marketing tradicional dentro de uma organização.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós, da Zocprint, criamos um artigo completo para você tirar todas as suas dúvidas! Prepare as anotações e vamos descobrir mais detalhes sobre o tópico.

O que é, de fato, o marketing interno?

O marketing interno tem a tarefa de cuidar de toda a comunicação dentro de uma empresa, seu contato com os colaboradores e a forma como as informações serão recebidas por eles. Essa estratégia possui o foco social, ou seja, de manter as boas relações dentro do ambiente corporativo, prezando pela divulgação da cultura da marca.

É através do marketing interno, por exemplo, que trabalhamos o posicionamento de uma empresa, fazendo com que os colaboradores adotem em seus comportamentos diários o DNA da marca, transmitindo facilmente os valores do ambiente externo para os clientes e parceiros comerciais.

O marketing interno costuma buscar 3 objetivos em sua estratégia, são eles:

  • manter os funcionários motivados de forma geral;
  • criar um ambiente propício ao atendimento do cliente;
  • fazer a empresa ser adorada pelos seus colaboradores.

Um bom trabalho de marketing interno forma muito mais do que colaboradores engajados. Logo, é construído de dentro para fora diversos embaixadores da marca, que vestem a camisa, além de se sentirem confortáveis e úteis em suas posições na empresa.

A diferença do marketing interno e do endomarketing

Muitas pessoas pensam que o marketing interno é basicamente um sinônimo para endomarketing. Acontece que essa é uma forma precipitada de analisar as duas formas de trabalhar.

Isso porque enquanto o marketing interno procura espalhar valores e trabalhar o relacionamento interpessoal, o endomarketing tende a querer vender a imagem da empresa e seus produtos internamente. Aprenda a usar também a técnica de endomarketing na sua empresa!

Para não confundir mais: o endomarketing possui características que se alimentam de teoria comercial, ou seja, procura tratar seus próprios colaboradores como se eles fossem clientes, incentivando-os a usar os produtos da marca e divulgar o material com mais entusiasmo e experiência.

Como criar boas estratégias de marketing interno?

Para estimular a participação dos colaboradores, algumas ações podem ser realizadas. Tenha em vista que além das dicas a seguir, é necessário manter um clima organizacional saudável para que as propostas sejam efetivamente aceitas.

  • estimule a lealdade e a parceria dos colaboradores com reconhecimentos;
  • valorize cada indivíduo dentro dos times de trabalho;
  • dê recompensas e prêmios quando houver resultados positivos;
  • destaque quem tiver uma postura criativa de de liderança;
  • crie um ambiente interativo dentro da empresa;
  • envolva os funcionários na tomada de decisões e participação de lucros;

Agora que você sabe distinguir estas duas estratégias, ficou mais fácil administrar os processos dentro da sua empresa. Conte para a gente nos comentários, quais ações você pensou em criar junto dos seus colaboradores.

Voltar ao Topo