Carregando...
Gestão e Negócios

Pitch: o que é, quando usar e como criar o seu!

Pitch

O Pitch é temido por alguns empreendedores e amado por outros. Mas é unânime a concordância de que ele é essencial para captar novos clientes e oportunidades de negócio. Pitch, nada mais é do que uma rápida apresentação para vender ideias e produtos em poucos minutos.

Quer saber para que serve um pitch mais a fundo e também como criar uma apresentação ideal para a sua empresa? Siga lendo o artigo que nós, da Zocprint, tiramos todas as suas dúvidas!

Para que serve um pitch?

O pitch é uma apresentação feita para empresas que precisam convencer algum tipo de público investidor a acreditar no seu negócio. Basicamente, esta rápida exposição precisa responder em poucas palavras 4 importantes perguntas:

  • O que é seu projeto/empresa;
  • Em qual mercado seu negócio atua;
  • Qual solução sua empresa/projeto oferece;
  • O que você está buscando atualmente.

A apresentação é temida por muitos empreendedores pois é um momento que pode passar tensão aos palestrantes. Porém, este momento não precisa ser dominado pela ansiedade. Afinal, com um bom preparo e conhecimento do negócio que será apresentado, basta respirar fundo e acreditar na ideia que está sendo vendida.

Contudo, é legal ter em mente que um pitch não é uma reunião de negócios. Ele serve como primeiro passo para realizar futuros investimentos e parcerias comerciais, podendo ser definido como a “primeira impressão” do seu negócio. Ah! Vale lembrar que a primeira impressão é a que fica!

Quer aprender a se relacionar com investidores? Leia nosso artigo com dicas de como fazer um networking de qualidade e aumente sua lista de contatos!

Como montar um pitch de sucesso?

O tempo de apresentação varia de negócio para negócio, mas é essencial que ele seja menor do que 20 minutos. A dica é criar um determinado número de slides e dividir quantos minutos você precisará falar em cada um para alcançar 20 minutos de fala.

Falta motivação para criar sua apresentação? Confira nossa lista de filmes empreendedores para inspirar seu Pitch.

Na sua apresentação, é preciso ficar claro a forma como a sua ideia irá fazer os investidores terem sucesso, ou seja, que o dinheiro deles estará bem investido, gerando lucros! Abaixo, selecionamos algumas informações essenciais que precisam estar na sua apresentação, vem conferir:

  • Tenha um objetivo na sua apresentação. Dê destaque a ele no slide;
  • Prepare a apresentação personalizada para o público de investidores;
  • Seja objetivo, não se enrole, fale apenas o essencial;
  • Explique suas soluções para problemas de forma clara, dando exemplos;
  • Use técnicas de storytelling. Isso aumentará o potencial da apresentação;
  • Defina em uma tabela o seu modelo de negócio e estude-o.

Respondendo todas estas questões na sua apresentação, agora, basta se preparar para potenciais perguntas que podem acontecer. Normalmente elas estão atreladas a sua proposta financeira, logo, saiba negociar!

Agora que você sabe tudo sobre Pitch, comece a exercitar a criação da sua própria apresentação de negócios. Comece respondendo os principais pontos considerados neste artigo e treine muito em casa. Implemente a apresentação com ideias vindas da nossa categoria de gestão de negócios. Com isso, apostamos que você irá tirar nota 10 em qualquer negociação!