Na área da saúde, os materiais impressos também são úteis para fins institucionais. Porém, eles precisam cumprir alguns critérios para atender às necessidades do profissional e do paciente e não desrespeitar nenhuma especificação da lei.
Para te ajudar na confecção dos seus materiais impressos para o segmento médico, listamos o que deve e o que não deve ser incluído, tendo como base o Manual de Publicidade Médica. Fique atento!
Quais informações precisam constar no material médico?
Quando o assunto é área da saúde, o material impresso (seja ele promocional ou institucional) deve conter as seguintes informações:
- Nome do profissional;
- Registro do profissional;
- Especialidade médica;
- Nome e logotipo do estabelecimento ;
- Formas de contato.
Quais são os impressos mais utilizados por médicos?
Em geral, profissionais da área médica usam materiais impressos com os seguintes objetivos:
- Cartões de visitas: para divulgar serviços e dados de contato.
- Receituários: para receitar medicamentos, solicitar exames e encaminhar o paciente para outros profissionais.
- Atestado médico: para justificar ou liberar a falta do paciente no trabalho por motivo de doença ou acidente.
Quais cores usar nesse segmento?
Você já percebeu como os ambientes de saúde (clínicas, hospitais etc) são sempre brancos, beges ou em cores similares? Isso confere leveza e a sensação de limpeza ao ambiente.
Aplique essa ideia aos materiais impressos para criar composições clean, dando preferência aos tons claros no layout, na fonte e nos demais elementos.
Aposte em branco, bege e tons de azul, verde e rosa-claro. Além disso, prefira textos em fontes simples e legíveis.
Onde deixar cartões de visita
Todo local ou interação pode ser uma oportunidade para o médico deixar seu cartão de visita — basta que alguém demonstre interesse pelo serviço.
Os locais mais interessantes são os congressos, simpósios e encontros entre profissionais da área, onde a troca de contatos é incentivada e benéfica para todos.
Práticas desencorajadas pelo Manual de Publicidade Médica
Se você está preparando seu material impresso, fique atento ao Manual de Publicidade Médica para não descumprir nenhuma regra.
Veja as práticas que são desencorajadas:
- divulgar serviços de forma sensacionalista (não é permitido, por exemplo, garantir bons resultados após tratamentos ou procedimentos);
- divulgar preços e promoções de tratamentos, medicamentos e procedimentos;
- divulgar serviços ou produtos que não correspondem à sua especialidade médica.
Impressão em gráfica tradicional ou online?
Geralmente médicos têm pouco tempo livre para resolver questões fora do consultório, não é? As jornadas de trabalho nas clínicas e hospitais são longas e desgastantes.
Assim, é difícil encontrar uma brecha no dia a dia para visitar uma gráfica tradicional e providenciar seu material impresso.
Por isso, a alternativa perfeita para quem tem a rotina corrida são as gráficas online. Com a Zocprint, por exemplo, você poupa tempo sem abrir mão da qualidade. Visite nossa loja e confira todas as facilidades oferecidas!
Até a próxima!