Marketing

O termo “personalização” marcou o ano de 2019, veja o porquê!

Jovens enfileirados manuseando smartphone

A Associação de Anunciantes Nacionais dos Estados Unidos (ANA) elegeu a palavra de 2019. O termo escolhido foi “personalização”. Você sabe o que significa?

A ANA (Association of National Advertisers) é considerada uma das maiores entidades de marketing da América. Todo ano, a organização conduz um estudo para definir a palavra que mais marcou a área nos últimos 12 meses.

Em 2018, o termo escolhido havia sido “propósito da marca”. Isso significa que, no ano que passou, os profissionais da área de marketing deram ainda mais destaque às estratégias centradas no consumidor, e não tanto na marca em si.

Como a ANA determina a palavra do ano?

Para determinar a palavra que mais marcou a área de marketing no ano, a ANA faz um levantamento de termos relevantes e convoca uma votação online entre os membros da associação

Em 2019, “igualdade e inclusão” e “dados” foram outros dois termos finalistas.

Por que “personalização” foi escolhida a palavra do ano?

Uma das partes mais legais da pesquisa conduzida pela ANA é que os participantes podem deixar comentários justificando seu voto. Assim, dá para entender o porquê de os profissionais de marketing consideram que o termo “personalização” foi tão relevante em 2019.

Em uma das respostas, o participante diz que o mundo atual está centrado no “eu” — assim, os usuários esperam que todas as suas experiências sejam únicas e relevantes, independentemente da interação.

Outro participante cita a falta de tempo dos consumidores atuais para justificar esse desejo por experiências, produtos e serviços relevantes. Quer dizer, ninguém tem tempo a perder!

E o que “personalização” tem a ver com isso? Tudo! Afinal, se você for ver a definição no dicionário, personalizar significa tornar único, individual.

Ou seja, personalização é o esforço de criar experiências e produtos pensados no indivíduo e não mais na massa.

Personalização como estratégia de marketing

No marketing tradicional, ideias, produtos e serviços eram criados para atingir o maior número de pessoas. A famosa generalização.

Mas isso não funciona mais tão bem hoje em dia. Todo mundo sabe que o comportamento do consumidor na era digital mudou

Nas palavras de um dos participantes do estudo da ANA, “todo cliente atual e em potencial espera que sua marca os conheça e possa entregar o que deseja”.

É por isso que o termo “personalização” marcou o ano de 2019, e a tendência é que ele esteja cada vez mais presente nas estratégias de marketing daqui para a frente — seja com mídia online ou offline.

Criatividade é a chave para personalizar seus serviços

Se você quer entregar experiências personalizadas aos seus clientes e criar mais valor para sua marca, esqueça a padronização

Você precisa investir tempo, empenho e criatividade para imaginar o que seu público gostaria de receber. Ou seja, de que maneira você poderia surpreendê-lo.

Uma das maneiras mais bacanas de fazer isso é confeccionando brindes personalizados para entregar junto aos seus produtos. Veja 6 ideias de brindes personalizados para clientes e encontre inspiração para encantar os seus clientes!