O que é branding e sua importância para qualquer negócio

O que é branding e sua importância para qualquer negócio

Você sabe o que é branding? Provavelmente, já viu uma marca com grande destaque no mercado, que são referências pelos seus produtos e serviços. Algumas empresas já conseguiram colocar o nome da marca no próprio produto, que as pessoas utilizam por associação (como Nescau, Cotonete e Miojo).

Entretanto, esse reconhecimento espontâneo do público não acontece por acaso.

Isso é resultado de uma estratégia conhecida como branding, que é voltada para gestão de marcas, a curto e longo prazo, fazendo com que estas tenham maior destaque no mercado. Confira o post a seguir e entenda melhor o que é branding e sua importância para qualquer negócio!

O que é branding?

Branding é um conjunto de ações usado como estratégia para conquistar o público alvo e tornar-se referência em um segmento. Através dessas ações alinhadas a um posicionamento, valores e propósitos da marca, o branding busca criar conexões ao consumidor de forma consciente ou inconsciente.

O que é uma marca?

Agora que contextualizamos o que é branding, para entender de fato como essa estratégia funciona, precisamos compreender o que é uma marca. Diferente do que muitos pensam, uma marca não diz respeito somente a logomarca de uma empresa.

A ideia é pensar em um conceito muito mais amplo. Indo além de um nome e um símbolo gráfico como forma de identificação. A marca é tudo aquilo que remete a ao produto ou serviço, podendo estar em qualquer um dos 5 sentidos, como elementos visuais, auditivos, palpáveis e que contenham sabores e odores.

Com isso, o ideal é pensar no que define você e seu negócio. Primeiro, montar um manual da marca e depois começar a pensar em um branding, usando um slogan, por exemplo, que torne você uma  referência no mercado.

Como contar com um bom trabalho de branding?

Na prática, o branding de sucesso precisa, primeiramente, alinhar processos internos e externos.

Fatores internos

Dentro da sua empresa, você e seus colaboradores devem ter conhecimento sobre valores e objetivos da marca. Além disso, é preciso comprometimento com os ideais da marca e ainda capacidade de se alinhar ao mercado e proteger ela de todas as maneiras.

Fatores externos

Os fatores externos dizem respeito a como o público enxerga sua marca. Isso depende principalmente de ações de branding bem alinhadas e estruturadas. Alguns fatores que definem isso são:

  • Autenticidade, deixando claro os valores da marca;
  • Presença nos locais certos, para os públicos certos;
  • Entendimento e transparência para que entendam seu negócio;
  • Consistência, fazendo com que as expectativas sejam atingidas;
  • Relevância na vida do seu público, causando mudanças;
  • Diferenciação de produtos e empresas do mesmo segmento.

Branding é a alma de uma marca

Resumindo o que é branding: todas as ações estratégicas que servem para gestão de uma marca, buscando destacar esta a partir dos seus valores e ideais, através de sentidos!

Agora ficou mais fácil compreender o universo do branding? Compartilhe com a gente o que você achou dessa ótima estratégia para seu negócio.

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