Diante de um cenário onde a concorrência está se tornando cada vez mais acirrada, desenvolver sua empresa de dentro para fora é uma ótima estratégia. Esse processo chamado de endomarketing vem ganhando cada vez mais força por causa dos resultados que eles geram.
Quer aprender mais sobre o que é endomarketing? Então confira o post de hoje, onde separamos algumas dicas e conceitos para você usar a técnica em sua empresa!
O que é endomarketing?
Para explicar de uma maneira simples, o endomarketing é um processo de marketing voltado para os colaboradores de um negócio. Seu objetivo é motivar e engajar os funcionários para que a empresa tenha melhores resultados como um todo, começando internamente.
Geralmente as equipes de marketing e de recursos humanos se unem para criar ações voltadas para os colaboradores, buscando formas de melhorar o funcionamento do sistema interno, montando políticas de benefícios e incentivos e até melhorando a comunicação.
Quais são as vantagens do endomarketing?
Como já dissemos, o endomarketing ajuda a empresa a crescer de uma maneira mais eficaz, uma vez que afeta diretamente como o seu serviço irá chegar nos seus clientes e parceiros finais. Para reforçar essa ideia, separamos algumas vantagens que o marketing interno costuma agregar onde é aplicado. Confira:
Aumento de produtividade
O endomarketing ajuda a envolver os colaboradores em tudo o que é relacionado à empresa, não só às suas funções do dia a dia, fazendo que eles sintam-se importantes no processo como um todo. Isso geralmente resulta em mais motivação, com equipes prontas para vestir a camiseta da empresa e trabalhar por melhores resultados!
Integração de colaboradores
Outro fator que ganha destaque ao aplicar esse processo é a integração entre os funcionários, que têm maior consciência sobre os deveres e responsabilidades de cada um. Isso facilita para que a comunicação entre eles também melhore, eliminando ruídos e permitindo um trabalho mais eficaz.
Menos rotatividade de funcionários
Ao valorizar e motivar a equipe que está ajudando a construir o seu negócio, a retenção de talentos torna-se maior, afinal, eles estarão mais satisfeitos e envolvidos no processo, trabalhando juntos pelo crescimento da empresa e, consequentemente, de suas carreiras.
Como usar o endomarketing na sua empresa?
A ideia do endomarketing é muito boa, mas deve ser implementada com cuidado. Antes de começar o processo é importante mapear informações cruciais do seu negócio, como orçamento, recursos e objetivos que devem ser alcançados com essa técnica.
Outro ponto que você não deve esquecer é que o endomarketing tem como objetivo motivar e interagir com seus colaboradores. Para fazer isso acontecer o importante é abrir um canal de comunicação direto e franco, seja através do setor de RH ou de outros meios, como comunicativos internos e murais.
Com essas dicas fica mais fácil de montar uma campanha para os seus funcionários, não é mesmo? Agora é só implementar na sua empresa e ver os resultados sendo gerados! Se você quer se aprofundar no assunto, não deixe também de conferir o nosso conteúdo com 5 dicas para divulgar sua marca entre os colaboradores. Qualquer dúvida conte com a Zocprint. Até mais!