Materiais Impressos

Mensuração de resultados em estratégias criativas de marketing

Retrato de mesa com laptop e folhas com gráficos

Por muito tempo, o marketing e as áreas criativas estiveram praticamente no escuro em relação à eficiência de suas estratégias. Afinal, antes da internet, era bem difícil fazer a mensuração de resultados de ações, campanhas e produções em geral.

Mas os tempos mudaram, a tecnologia avançou, e hoje existem diversas ferramentas que ajudam nessa tarefa. Neste artigo, vamos explicar como você e sua equipe podem ter mais controle sobre os resultados das suas estratégias criativas de marketing. Vem com a gente!

Mensuração de resultados de conteúdo

Para os profissionais de produção de texto mais tradicionais, pode parecer estranha a ideia de mensurar resultados de conteúdo. Afinal, esse é um tipo de criação cuja métrica de apuração é bastante subjetiva.

De fato, é bem desafiador avaliar de que maneira a audiência é impactada pela publicação de determinado conteúdo, porém alguns indicadores dão pistas sobre ele:

  • Tráfego: é a quantidade de usuários ou de acessos à página do conteúdo. Mensura o tamanho do público;
  • Ranking SERP: é a posição em que a postagem aparece nos resultados de pesquisa quando alguém procura algo relevante sobre o assunto. Mensura a performance do conteúdo no Google;
  • Tempo de permanência na página: indica o nível de engajamento dos usuários com a postagem. Mensura a qualidade do conteúdo;
  • Páginas por visita: indica por quantas páginas o usuário é conduzido a partir de uma única visita no site. Mensura a eficiência da linkagem interna do conteúdo;
  • Visitantes retornantes: é a taxa de usuários que retornam ao site após consumirem a primeira postagem. Mensura a qualidade e o nível de engajamento do conteúdo;
  • Compartilhamento: é o número de compartilhamentos da postagem em mídias sociais. Também mensura o engajamento e o valor do conteúdo.

Mensuração de resultados de design

Assim como na área de conteúdo, algumas métricas dão pistas de quão efetivas são as criações de design nas estratégias de marketing. São elas:

  • Usabilidade: indica a facilidade de uso de determinada ferramenta ou funcionalidade para realizar uma tarefa;
  • Taxa de sucesso: indica a porcentagem de tarefas concluídas de forma correta pelos usuários ao utilizar determinada ferramenta ou funcionalidade;
  • Tempo de realização de uma tarefa: indica quanto tempo o usuário leva para finalizar uma tarefa;
  • Engajamento: indica a quantidade de tempo que os usuários gastam para interagir com determinado produto;
  • Conversão: indica a taxa de usuários que viram clientes efetivamente, pagando por determinado produto ou serviço;
  • Uso da busca e navegação: indica a eficiência da arquitetura e do fluxo de navegação de um site.

Mensuração de resultados de anúncios

Uma das maneiras mais simples de mensurar o resultado de um anúncio digital é calculando o índice CTR — ou seja, a taxa de cliques. Outras métricas importantes são:

  • Taxa de conversão: calcula a quantidade de vendas realizadas através do anúncio;
  • Retorno do investimento (ROI): indica quanto da verba investida no anúncio efetivamente retorna a partir das vendas do produto ou serviço.

Mensuração de resultados de campanhas impressas

Apesar de parecer intangível, mensurar resultados de campanhas de marketing impresso pode ser bem simples. Veja algumas ideias:

  • Utilizar cupons especiais de desconto: ao entregá-los junto à flyers, panfletos ou folhetos, você consegue ter acesso ao número exato de pessoas que converteram;
  • Inserir um número de telefone para informações: assim, é possível registrar quantas pessoas ligam para se informar ou comprar o produto após terem acesso ao material impresso;
  • Usar QR Code: esse tipo de código impresso no material serve para direcionar o possível cliente a uma página que anuncia um produto ou serviço. Dessa forma, dá para mensurar quantas pessoas chegam ao produto através do material impresso.

Conclusão

A mensuração de resultados em estratégias criativas de marketing é uma etapa essencial para garantir a lucratividade do negócio. 

Por isso, não perca mais tempo! Aproveite nossas dicas e comece já a avaliar os resultados de suas campanhas — sejam elas online ou impressas. Boa sorte!