O design é um dos principais fatores que diferencia um produto ou serviço no mercado. Por isso, os pequenos empreendedores devem saber quais os princípios básicos de design para conseguir ajudar a tornar o seu negócio mais conhecido e popular entre os consumidores e, consequentemente, alavancar as vendas.
Pensando nisso, nós da Zocprint, trouxemos 6 princípios básicos de design que todo empresário precisa saber. Continue lendo!
1 – Aproximação
Elementos que se relacionam em uma peça gráfica ou em um texto devem estar próximos para que o consumidor leia e entenda as diferentes partes da mensagem. Aproximando elementos semelhantes, você reduz o desconforto e deixa a informação mais clara e direta para o público.
2 – Alinhamento
Outro princípio básico é alinhar os elementos do projeto em um arranjo visual e legível. Um bom alinhamento dos elementos gráficos ajuda a manter o design equilibrado. Uma dica é olhar para o projeto de design e, se sentir que algo não está bom, mexer no alinhamento para verificar como é possível melhorar.
3 – Equilíbrio
O equilíbrio é um princípio básico do design que distribui em partes iguais o peso visual dos elementos, como na composição de uma peça gráfica, por exemplo. Organizando os elementos gráficos de uma forma harmoniosa cria-se uma sensação visualmente mais confortável e interessante para quem vê.
4 – Hierarquia
A hierarquia visual é um dos princípios mais importantes do design. Seja criando peças impressas ou digitais, todos os elementos precisam estar bem organizados no layout. Além de ser criativo, é preciso ser muito criterioso na escolha das cores, tamanhos, contrastes, orientação, posições e tipos para definir muito bem a mensagem a ser direcionada aos clientes.
A hierarquia visual é a organização e priorização do conteúdo com o objetivo de passar uma mensagem sem ruídos ou distorções para o público. É necessário ter atenção aos elementos que pesam graficamente e distribuí-los de forma harmoniosa e eficaz.
5 – Foco
Usar o foco é a capacidade de trazer a atenção para o elemento que tem mais importância dentro do layout. Por exemplo, você pode dar foco em alguma informação dando um contraste nela. Elementos contrastantes podem ser bem explorados de várias maneiras, como texturas, materiais, iluminação, linhas ou cores – sendo este último o mais comum. Cuidado somente para não exagerar ao utilizar elementos contrastantes e acabar transformando em uma bagunça visual!
6 – Unidade
Criar uma unidade no layout facilita o entendimento dos elementos gráficos, gerando uma identidade única para a mensagem. Dessa forma, é possível fortalecer a relação entre os elementos e destacar a harmonização de uma composição. Um exemplo é utilizar a mesma cor e fonte nos tópicos relacionados com o mesmo assunto, gerando uma padronização visual.
Para quem não é designer, as ferramentas Canva e Crello quebram o maior galho! Mesmo sem conhecimento de arte gráfica, você consegue criar logotipos, cartões de visita, convites, pôsteres, gráficos, imagens para blogs, montagens para as redes sociais e até apresentações para o PowerPoint.
A última dica é para você adquirir o livro “Design para quem não é designer“, escrito por Robin Williams e publicado pela editora Callis. Uma verdadeira mão na roda!
Gostou de ler o nosso artigo sobre os princípios básicos de design que todo empresário precisa saber? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como fazer um plano de marketing! Até a próxima!