Tipos de designer: qual profissional escolher para fazer sua arte?

Tipos de designer: qual profissional escolher para fazer sua arte?

Você quer contratar um designer para trabalhar na sua empresa ou para atuar como freelancer, mas não sabe por onde começar a fazer essa busca? Você veio ao lugar certo! Nós, da equipe Zocprint, vamos explicar o que faz cada tipo de designer, dentro das suas principais áreas de atuação e aplicações. Confira abaixo!

Brand Designer

Esse profissional trabalha com desenvolvimento criativo e gestão de marcas. O brand designer desenvolve toda a identidade visual da marca, incluindo serviços como a criação do nome, logotipo, paleta de cores, etc.

Ilustrador

O ilustrador não apenas desenha, mas narra uma história. Para criar uma arte ilustrada é preciso conferir criatividade às imagens. As ilustrações vêm ganhando cada vez mais espaço em agências de publicidade, de design, redações de jornais, revistas, livros, etc. Um exemplo de serviço bastante procurado é a criação de mascotes.

Designer de Produto

O designer de produto atua na concepção estética de produtos, elaborando a identidade visual com foco na adequação material, na ergonomia, na questão ambiental, na praticidade e na beleza. Ele também analisa o desenho e os requisitos do produto, seleciona o material a ser utilizado, define o processo produtivo, além de acompanhar a fabricação e a comercialização do produto.

Type Designer

Antigamente conhecido como tipógrafo, o type designer é o profissional especializado na criação de fontes. Esse profissional é muito importante para marcas que desenvolvem suas próprias fontes para usar na identidade visual.

Designer Digital

O designer digital trabalha com tudo aquilo relacionado ao meio virtual, principalmente com interfaces dos produtos digitais. Mas o trabalho desse designer não se limita à produção desse conteúdo ou a personalização dele, mas também inclui a experiência do usuário em relação a marca, chamado de UX (User Experience).

Designer de Interfaces

Esse profissional atua na criação de interfaces gráficas para aplicativos móveis e desktop, sendo muito procurado por empresas interessadas na combinação dos elementos de programação e estudo do comportamento para a criação de telas, botões, transições, layouts e outros serviços.

Web Designer

Esse profissional trabalha criando páginas para a internet através de conhecimentos sobre os princípios e fundamentos do design, segurança de dados, visual, lógica de programação, linguagens e percepção estética para criar um site eficiente, bonito e agradável ao usuário.

Eco Designer

O design ecológico ou ecodesign ganhou grande destaque nas últimas décadas, representando uma forte tendência em todos os países desenvolvidos. Esse profissional desenvolve produtos sustentáveis, reduzindo assim o impacto ambiental no planeta.

Think Designer

Profissional que pratica o design thinking, ou seja, o conjunto de metodologias e reflexões teóricas para encontrar soluções para os problemas na comunicação visual. Ele considera o papel dos indivíduos e da cultura atual para ajudar no seu processo criativo, buscando sempre a inovação.

Designer 3D

O 3D designer é o profissional que trabalha com a criação e a modelagem tridimensional. Atualmente, as técnicas de criação em 3D têm contribuído para diversos projetos de decoração, engenharia, arquitetura, design de móveis e entretenimento. Esses profissionais também são procurados para o desenvolvimento de mascotes e, até mesmo, de animações.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você saber qual o melhor tipo de designer para fazer as artes da sua empresa. Agora, saiba que não é só o designer que deve entender de design! Confira o conteúdo sobre os 6 princípios básicos do design que todo empresário precisa saber e entenda mais sobre esse conceito de sucesso para sua empresa crescer mais!

Voltar ao Topo