Com a chegada de novas tecnologias, os serviços tradicionais de atendimento ao cliente precisaram se reinventar para conseguir alcançar todos os seus públicos. Contudo, é muito importante ter em mente que não basta ter vários meios de atendimento disponíveis para o seu consumidor se diversos deles não dispuserem do meio específico de que seu público precisa.
Então, qual será o melhor meio de atendimento para o consumidor do seu produto ou serviço? É por causa dessa dúvida que nós, da Zocprint, vamos compartilhar com você os diversos tipos de atendimento ao cliente e dar algumas dicas sobre quais as plataformas mais indicadas para cada perfil.
1 – Atendimento por telefone
Considerado como uma forma tradicional de SAC, o atendimento por telefone é um dos meios mais usados. Muitas pessoas preferem o contato “direto” com um operador do outro lado da linha para tirar dúvidas, fazer reclamações e elogios. Para melhor atender o seu cliente, é preciso ter operadores bem treinados. Eles deverão reagir corretamente e passar as informações necessárias em cada caso.
2 – Através de redes sociais
Cada vez mais estamos conectados através de redes sociais, não é verdade? Então, podemos utilizar isso a favor do seu negócio. Seja por comentários na timeline da sua página ou até mesmo por mensagem privada, a grande vantagem de utilizar as redes sociais é a praticidade do acesso ao meio. Se o seu público é mais “ligado” e não larga o celular por nada, essa é a melhor forma de atender os seus potenciais clientes!
3 – Atendimento automático por bate-papo
Outra tendência que está ganhando muito espaço no mercado são os chatbots. Feito para otimizar a jornada de quem trabalha respondendo dúvidas, os bate-papos automáticos também servem para responder e solucionar dúvidas específicas (e muito perguntadas) que os clientes podem ter sobre seu produto ou marca. Eles podem ser implementados diretamente no seu site, Whatsapp ou em redes sociais.
4 – E-mails para registrar tudo
Quase todas as empresas utilizam o e-mail como meio de contato entre os seus clientes. Isso porque esse canal é ideal para tratar de assuntos mais longos, principalmente quando há a necessidade de manter um histórico de conversas importantes. Além disso, pessoas mais ocupadas preferem tratar de assunto sem urgência através do e-mail.
5 – Autoatendimento
Ter uma aba dentro do seu site respondendo às principais perguntas e dúvidas do seu consumidor é uma maneira fácil e rápida do seu cliente garantir uma solução imediata para seus problemas. Traduzido como perguntas mais frequentes, o famoso FAQ já virou necessário, principalmente para as marcas com e-commerce.
6 – Atendimento presencial
Saber que existem outras formas de atendimento ao cliente é muito importante para o seu negócio. Como já dissemos, cada público-alvo terá o seu melhor meio de contato. Mesmo assim, muitos perfis de consumidores preferem um relacionamento presencial com as marcas.
Então, lembre-se de ter um aspecto único e impressionante ao entrar em contato com o seu cliente. Nesse caso, o cartão de visitas é considerada a melhor ferramenta para transmitir informações importantes e credibilidade. Saiba mais sobre os tipos de cartão de visita e impressione agora mesmo!