Um dos maiores desafios que os comerciantes enfrentam é aprender como vender mais e melhor no varejo. Não adianta ter um bom ponto de venda, um ótimo catálogo de produtos e esperar que isso seja o bastante. É preciso ser proativo e estratégico!
Se você quer aumentar e melhorar suas vendas, não tem como fugir do planejamento. Por isso, ponha em prática as 7 ações abaixo e veja seus resultados alavancarem:
1. Treine sua equipe
Essa é uma dica um pouco óbvia, mas tem muito comerciante que ainda peca nesse ponto. Você mesmo já deve ter frequentado lugares em que foi mal atendido e saiu sem comprar nada, não é?
O mesmo pode acontecer em sua loja caso a equipe de vendas não esteja bem preparada. Lembre-se que os vendedores são o ponto de contato mais forte entre sua empresa e o cliente. Eles representam o seu negócio!
Ou seja, o treinamento tem que ser uma das suas prioridades. Sua equipe deve ser instruída a realizar um atendimento de excelência, que acolha o cliente e o ajude com informações relevantes sobre os produtos à disposição.
2. Adote um sistema de gestão
Você sabia que ter sistemas eficientes de gestão financeira e de estoque é também uma das formas de como vender mais e melhor no varejo?
Isso porque você ganha agilidade no controle do que entra e sai da sua empresa, o que permite planejar com mais tranquilidade e precisão as futuras estratégias de vendas.
Esse controle é especialmente importante se você tem diversos pontos de comércio ou quando o fluxo de vendas de produtos é intenso.
Para garantir a eficiência e a organização desse trabalho, use a tecnologia a seu favor e invista em softwares de gestão financeira e de estoque. Tem vários que são gratuitos!
3. Fique atento ao mercado
Quem não observa as novidades do mercado corre o risco de ficar desatualizado e perder em competitividade. E isso vale para qualquer segmento profissional.
Por isso, se você quer vender mais no varejo, é imprescindível estar sempre de olho no mercado e atento ao que seus concorrentes estão fazendo.
Talvez você perceba que precisa ajustar seus preços para competir melhor no mercado, ou rever seus produtos, ou adicionar itens que ainda não oferece. Tudo isso só é possível estabelecendo parâmetros de comparação.
4. Construa sua presença online
Mesmo que suas vendas não sejam prioritariamente online, esse é um ponto importante que merece a atenção de qualquer empresa.
Construir e alimentar uma presença online é uma das formas de como vender mais e melhor no varejo, uma vez que você tem a chance de conquistar novos clientes, manter o relacionamento com os clientes que você já tem e divulgar produtos e promoções.
5. Material impresso
Materiais promocionais impressos ainda têm um apelo muito forte no marketing, afinal, eles são colocados aos olhos do cliente no próprio ponto de venda.
Por isso, para quem quer entender um pouco melhor sobre como vender mais e melhor no varejo, seguem dicas de materiais de divulgação interessantes:
6. Aposte em promoções
Promoções sempre atraem clientela e, se bem feitas, são capazes de promover um verdadeiro milagre nas vendas. Até mesmo produtos que estavam “encalhados” no estoque têm a oportunidade de ir parar nas mãos de algum cliente.
São muitas as possibilidades — 50% off, pague 2 leve 3, amostra grátis, cupom de desconto, brindes, fidelização por pontos, etc. Aqui, você pode utilizar materiais impressos novamente para divulgar a marca junto ao produto vendido.
7. Não esqueça as datas comemorativas
Se você procura saber como vender mais e melhor no varejo, não pode deixar de se preparar para as datas comemorativas. Elas são ótimas para impulsionar o comércio em geral!
As melhores datas para as vendas são: Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Páscoa.
Portanto, anote no seu calendário, abasteça seus estoques e prepare ações especiais para bater suas metas de vendas nesses períodos!
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