Wix ou WordPress? Descubra qual a melhor plataforma para seu negócio!

Wix ou WordPress? Descubra qual a melhor plataforma para seu negócio!

Você já deve saber o quanto ter um site faz diferença para a sua empresa. É o seu cartão de visita digital e será a ferramenta responsável por formar a primeira impressão dos clientes sobre a sua marca!

Por trás de um site, porém, existe uma plataforma que facilita todas as tarefas técnicas e design da página. As mais conhecidas atualmente são Wix ou WordPress e nós vamos ajudar você a entender qual o melhor para o seu negócio!

Resumo sobre o WordPress

Provavelmente você já ouviu falar do WordPress, pois ele é o CMS mais popular do mundo. Com ele é possível criar blogs, sites institucionais e lojas virtuais, pois a plataforma tem diferentes funcionalidades e recursos.

Existe o wordpress.com e o wordpress.org. O segundo deles é o mais utilizado, pois é uma iniciativa de código aberto, com milhares de colaboradores em sua comunidade.

É recomendável que se tenha pelo menos um conhecimento básico de programação para utilizar a plataforma e poder gerenciá-la da melhor forma!

Resumo sobre o Wix

Bem mais recente que o WordPress no mercado e classificado como construtor de sites, o Wix faz sucesso pois investe bastante em publicidade e por isso tem atingido cada vez mais pessoas.

O principal atrativo da plataforma é o fato de ser bastante intuitiva e fácil de utilizar. Por lá você pode encontrar templates para diversos tipos de negócio e personalizá-los conforme for da necessidade da sua marca.

Apesar de não exigir que se tenha conhecimentos de programação, também é possível realizar algumas alterações em HTML ou CSS.

Principais diferenças das plataformas

Entenda as principais diferenças entre as plataformas para saber escolher bem:

CMS ≠ Construtor de Sites

A primeira grande diferença está no tipo de plataforma que cada uma das marcas é. Enquanto o WordPress é um CMS, que se traduz como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, o Wix é um construtor de sites.

Na prática, isso impacta na escolha do que será o site (loja, institucional ou blog) e também nas possibilidades de personalização disponíveis. Nos dois casos, o WordPress permite mais mudanças.

Usabilidade

Outro grande destaque quando se fala de diferenças é em relação a usabilidade: enquanto o Wix pode ser perfeitamente editável por um leigo no assunto, o WordPress exige um conhecimento básico de programação.

Ou seja: tudo depende do seu nível de conhecimento e da complexidade que sua página terá!

Recursos e design

O Wix apresenta facilidade em recursos como na instalação e na manutenção, pois não exige um gerenciamento tão a fundo. No WordPress você precisará de um plano de hospedagem, mas a plataforma oferece plugins com infinitos recursos para você explorar, até mesmo ferramentas de marketing.

Quando se fala de design, o Wix sai na frente no quesito facilidade, justamente pelo fato de ser muito intuitivo. Mas se você quer inovar, o WordPress também disponibiliza diversos temas a serem explorados e personalizados.

Qual plataforma escolher?

Muito mais do que dizer qual você deve escolher, viemos ajudar você a pensar na particularidades de cada plataforma. O Wix é voltado para um público mais leigo, enquanto o WordPress se encaixa para leigos e também profissionais.

O WordPress é uma opção mais completa, mas talvez o que sua empresa precise agora seja algo mais simples. Vale avaliar qual sua necessidade e o que você conseguirá gerenciar melhor, assim a escolha será feita. Boa sorte!

Voltar ao Topo