O que é laminação fosca e quando usar nos materiais da empresa

O que é laminação fosca e quando usar nos materiais da empresa

Se você está pesquisando para fazer cartões de visita para a sua empresa, provavelmente já descobriu que existem diferentes tipos de impressão. Além disso, todo material utilizado em impressões passa por um processo de acabamento.

A laminação fosca é um dos tipos de acabamento disponíveis no mercado. Sua diferença é percebida principalmente no toque e no aspecto visual dos materiais que o utilizam. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o que é a laminação fosca e quando usá-la nos materiais da sua empresa!

O que é laminação fosca

Como falamos acima, todo material impresso (seja cartão de visita, folder, panfleto, etc) passa por um processo de acabamento – também chamado de enobrecimento. Esse processo acontece após a impressão e busca realçar visualmente o material.

A laminação, portanto, é um dos tipos de acabamento que se dá aos materiais. Na prática, o impresso é colocado em uma máquina e recebe uma película de plástico que é prensada para que as duas partes fiquem unidas.

O processo até a laminação fosca

Neste processo de laminação, pode-se escolher o acabamento com brilho ou fosco. A laminação fosca, então, é a opção perfeita para quem quer materiais com fundo chapado, ou seja, sem muitos detalhes aparentes.

Além de dar um efeito visual bastante sofisticado e um toque elegante, a laminação fosca também ajuda a disfarçar possíveis erros que ocorram na impressão. Apesar disso, o principal motivo pelo qual esse acabamento é escolhido não é o fato de “tapar buracos”, mas por deixar o material com um aspecto mais sério e profissional.

Quando usar laminação fosca?

Listamos algumas vantagens em relação a escolha da laminação fosca, confira abaixo:

  • Torna o impresso impermeável, pela camada plástica que é colocada no material, deixando-o mais resistente e aumentando o seu tempo de uso;
  • Por ser menos comum no mercado, a laminação fosca chama atenção e pode ser um diferencial visual para o material da sua empresa;
  • Por conta da aparência opaca, o material também não fica com aquelas incômodas marcas de dedo, mantendo-se sempre bonito e sem manchas;
  • Esse tipo de acabamento pode ser utilizado em qualquer tipo de material impresso, desde os mais simples até os mais elaborados. Comece investindo nesse acabamento para os seus cartões de visita!

Então, deu para entender bem o que é a laminação fosca? Agora você já conhece esse tipo de acabamento e está pronto para fazer a escolha certa para os seus materiais impressos. Conte com a Zocprint para impressões de qualidade! Até mais.

Voltar ao Topo