Se você tem uma empresa de pequeno a médio porte e sua meta é crescer cada vez mais, sem dúvida um dos melhores caminhos para isso é investir em sua marca. Este é um dos meios de ser lembrado pelo seu público, assim como transmitir confiança para quem futuramente fará negócios com você. Por isso, hoje vamos falar sobre os primeiros passos para impulsionar a sua marca, confira!
1 – Entenda o seu público alvo
Quando falamos em público-alvo, o primeiro passo é realizar uma pesquisa para traçar o perfil das pessoas que você quer alcançar, incluindo informações como: gênero, idade, condições financeiras, no que trabalham, onde moram, o que consomem, entre outros pontos.
O ideal é fazer um aprofundamento do seu público-alvo para entender mais sobre a carência dessas pessoas, ou seja, o que elas necessitam no dia a dia e como você pode suprir isso com os serviços ou produtos da sua marca. Assim, você consegue saber exatamente para quem, como, quando e onde direcionar os esforços da sua empresa.
2 – Pense no posicionamento de marca
Sobre posicionamento, é superimportante que você determine como deseja que sua marca se apresente no mercado e, principalmente, para os consumidores. Ou seja, sua empresa precisa ter missão, visão e valores bem definidos e se posicionar sempre de acordo com o que acredita e defende. Além disso, é importante pensar em algumas questões como:
- Qual é a razão da sua marca existir?
- Quais os motivos para um consumidor escolhê-la diante da concorrência?
- Quais os pontos mais fortes dos seus serviços ou produtos?
Desta forma, fica bem mais fácil destacar o que sua marca tem de melhor para oferecer como diferencial ao público.
3 – Crie uma identidade visual
Muito se fala em identidade visual e com certeza você também já escutou esse termo, não é? Acontece que ela tem um papel fundamental: ajudar a dar uma boa primeira impressão e fixar sua marca na memória dos clientes. E isso envolve um conjunto de elementos estratégicos, entre eles o logotipo, o slogan, as cores e as estampas.
A identidade visual deve estar alinhada com o público-alvo e o posicionamento da sua marca, para reforçar ainda mais a imagem do seu negócio! Se quiser saber mais sobre o assunto, temos um outro post com dicas valiosas de identidade visual para pequenas empresas!
4 – Esteja presente no meio digital
De uns anos para cá, o relacionamento entre os consumidores e as marcas é feito cada vez mais através da internet. Por isso, um dos passos para impulsionar a sua empresa é estar presente no meio digital: nas redes sociais, no Google Maps, com um site institucional, com um blog para postar conteúdo para o público-alvo… enfim, são várias possibilidades para fazê-los se conectar com a sua marca!
5 – Invista em divulgação
Quem não é visto, não é lembrado, certo? Esta é a importância da divulgação para uma marca: estar sempre presente onde o público-alvo está. E, como já falamos acima, você pode aproveitar as mídias digitais, mas também não deve deixar de lado as oportunidades da mídia impressa, que continuam sendo extremamente efetivas!
Portanto, produza material instrucional para que os clientes conheçam sua marca, como cartões de visita e flyers. Essa estratégia, alinhada com um atendimento diferenciado, faz toda a diferença, pois quando um cliente fica satisfeito com uma marca, as chance dele recomendá-la para outras pessoas é grande. E a divulgação do boca a boca é uma das mais efetivas!
Veja mais em: Por que você deve ter cartão de visitas?
Esperamos ter ajudado você com essas dicas para você começar a impulsionar sua marca. Se você tem mais dúvidas em relação ao assunto, ou até mesmo sugestões, deixe um comentário abaixo! E não esqueça de conferir outros posts que já publicamos sobre o assunto aqui no blog da Zocprint!