O momento da criação de uma logomarca é um passo muito importante para formar a identidade visual de qualquer negócio. Nesta hora, deve-se levar em conta a forma como as pessoas interpretam as cores, sendo fundamental considerar a mensagem e a emoção que você quer passar para as pessoas.
Pensando nisso, nós da equipe Zocprint, vamos explicar para você qual a importância das cores para a logomarca da sua empresa e como usá-las da melhor maneira. Confira abaixo!
Psicologia das cores
Você sabia que existe uma forte relação entre as cores e as respostas emocionais? Essa descoberta veio depois que os psicólogos estudaram por anos como as pessoas são afetadas pelas cores, sendo este estudo chamado de psicologia das cores.
A correta aplicação dessa descoberta é fundamental para identificar a cor ideal para determinar como a sua marca será vista e reconhecida pelos seus consumidores. Ao criar uma logomarca é importante levar em consideração a forma como as pessoas interpretam as cores, uma vez que pesquisadores descobriram que a intenção de compra do público é fortemente afetada pelas cores.
Algumas marcas escolhem até três cores ou mais para criarem as suas logomarcas. Isso faz sentido apenas para as grandes empresas, que abrigam uma grande quantidade de produtos em seu portfólio. Mas para organizações pequenas, o melhor é escolher uma, ou no máximo, duas cores apenas para compor a identidade visual.
Antes de escolher a cor da logomarca do seu negócio, você deve responder a três perguntas:
- Que cor ou cores representam a personalidade da minha marca?
- Que cor ou cores combinam com as características do meu produto/serviço?
- Quais são as cores utilizadas pelos meus concorrentes?
Características/emoções que as principais cores transmitem
Amarelo
Transmite calma, reflexão e decisão, sendo usada para estimular o conhecimento e prender a atenção, gera otimismo, energia, conforto, alegria, felicidade, idealismo e arrogância. Possui ainda a capacidade de estimular a concentração e o intelecto das pessoas;
Laranja
A cor remete a emoção, humor, calor, bem-estar, alegria, vitalidade, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo e diversão;
Vermelho
O vermelho desperta no cérebro a sensação de entusiasmo, paixão, impacto, agressividade, força, energia, perigo, calor, violência, erotismo, amor e sexo. É uma cor que causa uma sensação de alta intensidade, liderança e confiança;
Roxo
Ligada à espiritualidade, transmite otimismo, sensibilidade, intimidade, sabedoria, calma e um ar de mistério;
Azul
Essa cor transmite calma, serenidade, harmonia, limpeza, frio, lealdade, clareza, credibilidade, confiança e harmonia. Costuma ser utilizada para representar profissionalismo, estabilidade e segurança;
Verde
O verde representa a esperança, serenidade e favorece o raciocínio, inteligência e a juventude. Transmite sensação de bem-estar, harmonia e sorte. Possui a capacidade de acalmar as pessoas e aliviar o estresse;
Rosa
O rosa transmite afeto, relaxamento e motivação. Cor que possui um efeito que motiva e cativa as pessoas;
Marrom
Transmite senso de justiça, segurança, solidez, estabilidade, conservadorismo e calma. É uma cor neutra.
Agora que você identificou qual ou quais as melhores cores para a sua logomarca, chegou a vez de colocar a mão na massa! Se ainda não sabe por onde começar, você pode se interessar nas nossas dicas de como criar uma logomarca para a sua empresa. Até o próximo post!