O networking é um conceito que está em alta e cada vez mais inserido no dia a dia dos profissionais de todos os ramos. Essa prática consiste, basicamente, em estabelecer relações, realizar contatos e firmar futuras parcerias que podem ser benéficas para você, enquanto profissional, e também para a empresa que você possui ou representa.
Mas você sabe como fazer um networking de qualidade? Uma dica: não basta comparecer em eventos se você não tem uma estratégia bem definida. Se você está interessado em saber, de forma prática, como melhorar o seu networking, confira as dicas abaixo!
Como construir um bom networking?
Para construir uma boa lista de contato você deve marcar presença nos lugares certos e estar onde o seu público está. Você pode fazer isso indo a eventos, conferências, exposições e até mesmo cursos de especialização na sua área de atuação. Em alguns casos, você mesmo e sua empresa podem oferecer um curso ou consultoria grátis com o objetivo de estabelecer novos contatos.
Mas, como falamos lá no início, não basta apenas comparecer nos eventos. É preciso trocar informações sobre o negócio ou campo de atuação, discutir assuntos de interesse de ambos. A troca de cartões de visita é essencial nesse aspecto para abrir um canal de conversa entre vocês no futuro.
Após estabelecer esse contato, é essencial mantê-lo sempre ativo. Mensagens especiais, informativos sobre o seu negócio e até lembrancinhas em datas comemorativas são formas de lembrar o seu contato sobre a existência da sua empresa e garantir uma futura contratação ou indicação.
Alguns exemplos de presentes corporativos que você pode oferecer em um kit, todos personalizados com o logotipo da sua marca e informações de contato, são:
Dicas para criar boas conexões
Separamos abaixo uma série de dicas que podem ser empregadas por onde você for e que vão ajudar você a fazer um networking de qualidade. Vamos conferir?
- Demonstre verdadeiro interesse pelo que seus contatos fazem;
- Mantenha a sua agenda de contatos sempre atualizada;
- Vá a eventos profissionais e reuniões casuais de empresas;
- Seja gentil e cordial em todas as conversas;
- Nunca faça comentários desfavoráveis;
- A rede de indicação tem papel duplo: para ser indicado, indique também;
- Foque na qualidade dos seus contatos, não na quantidade;
- Crie conexões com convites para interações – almoços, cafés, etc;
- Não fale só de trabalho, explore outros interesses do seu contato;
- Tenha sempre à mão seu cartão de visitas para distribuir quando necessário.
Anotou tudo? Agora basta verificar quais são os pontos que você ainda não contempla na sua rotina de networking e começar a aplicá-los sempre que for realizar novos contatos. Depois não esqueça de voltar aqui para nos contar o impacto dessas ações no seu negócio!