Dicas de como fazer um networking de qualidade

Dicas de como fazer um networking de qualidade

O networking é um conceito que está em alta e cada vez mais inserido no dia a dia dos profissionais de todos os ramos. Essa prática consiste, basicamente, em estabelecer relações, realizar contatos e firmar futuras parcerias que podem ser benéficas para você, enquanto profissional, e também para a empresa que você possui ou representa.

Mas você sabe como fazer um networking de qualidade? Uma dica: não basta comparecer em eventos se você não tem uma estratégia bem definida. Se você está interessado em saber, de forma prática, como melhorar o seu networking, confira as dicas abaixo!

Como construir um bom networking?

Para construir uma boa lista de contato você deve marcar presença nos lugares certos e estar onde o seu público está. Você pode fazer isso indo a eventos, conferências, exposições e até mesmo cursos de especialização na sua área de atuação. Em alguns casos, você mesmo e sua empresa podem oferecer um curso ou consultoria grátis com o objetivo de estabelecer novos contatos.

Mas, como falamos lá no início, não basta apenas comparecer nos eventos. É preciso trocar informações sobre o negócio ou campo de atuação, discutir assuntos de interesse de ambos. A troca de cartões de visita é essencial nesse aspecto para abrir um canal de conversa entre vocês no futuro.

Após estabelecer esse contato, é essencial mantê-lo sempre ativo. Mensagens especiais, informativos sobre o seu negócio e até lembrancinhas em datas comemorativas são formas de lembrar o seu contato sobre a existência da sua empresa e garantir uma futura contratação ou indicação.

Alguns exemplos de presentes corporativos que você pode oferecer em um kit, todos personalizados com o logotipo da sua marca e informações de contato, são:

Dicas para criar boas conexões

Separamos abaixo uma série de dicas que podem ser empregadas por onde você for e que vão ajudar você a fazer um networking de qualidade. Vamos conferir?

  1. Demonstre verdadeiro interesse pelo que seus contatos fazem;
  2. Mantenha a sua agenda de contatos sempre atualizada;
  3. Vá a eventos profissionais e reuniões casuais de empresas;
  4. Seja gentil e cordial em todas as conversas;
  5. Nunca faça comentários desfavoráveis;
  6. A rede de indicação tem papel duplo: para ser indicado, indique também;
  7. Foque na qualidade dos seus contatos, não na quantidade;
  8. Crie conexões com convites para interações – almoços, cafés, etc;
  9. Não fale só de trabalho, explore outros interesses do seu contato;
  10. Tenha sempre à mão seu cartão de visitas para distribuir quando necessário.

Anotou tudo? Agora basta verificar quais são os pontos que você ainda não contempla na sua rotina de networking e começar a aplicá-los sempre que for realizar novos contatos. Depois não esqueça de voltar aqui para nos contar o impacto dessas ações no seu negócio!

Voltar ao Topo