Um dos grandes questionamentos de quem conta com algum tipo de negócio é: como fidelizar clientes? Parece algo difícil, mas com as ações certas, pode ser mais fácil do que você imagina.
O segredo para fidelizar clientes está em como você interage e conversa com ele.
Você está fazendo de fato alguma coisa que o convide a voltar?
Para isso, trazemos 3 dicas infalíveis e simples, para quem quer fidelizar clientes e fazer com que seu negócio seja lembrado quando o consumidor precisar, confira!
Valorize o seu cliente
Uma dica que parece óbvia, porém importantíssima! A grande questão é: se você não valoriza o seu cliente, por que ele deveria valorizar a sua marca? Por isso, é preciso salientar que seu negócio não funciona sem um público, e para conquistá-lo, valorizar ele é um dos primeiros e mais básicos passos.
Uma das formas de valorizar de fato o cliente é entender que sua marca não é apenas a identidade visual, mas sim uma composição de pessoas, ideias e posicionamento. Ou seja, além do seu branding ser pensado para transmitir os valores da empresa, os atos e práticas dos colaboradores precisam corresponder às expectativas geradas.
Por exemplo, se um negócio fala em seu cartão de visita que “coloca o cliente acima de tudo”, então ele precisa mostrar, na prática, que realmente faz isso.
Ações promocionais para fidelizar clientes
Além de ser uma forma de valorizar o cliente, ações promocionais são formas simples se fidelizar clientes através de promoções, brindes e objetos que remetam a sua marca. Você pode investir em materiais promocionais que levem sua logomarca estampada, presenteando com brindes úteis tanto para você quanto para o seu público.
Outra ideia de ação promocional é presentear clientes através de promoções que incentivam a participação e engajamento, como em redes sociais, por exemplo. Se você possui uma loja de roupas, uma ideia é presentear, através de um sorteio, alguma peça de sua loja para clientes que compartilhem e divulguem sua marca nas redes.
Isso faz com que clientes antigos, que já conhecem seus produtos e serviços, compartilhem a promoção com nome da sua marca para seu próprio círculo de convivência. Assim, divulgando, indiretamente, seu negócio, além de fidelizar ganhadores e pessoas que vão querer participar de mais ações da sua marca.
Crie programas de fidelidade para seus clientes
Programas de fidelidade são outra ótima dica para fidelizar clientes que irão consumir seu negócio. Esses programas podem ser feitos de diversas maneiras, como por exemplo, com um cartão da sua loja, em que o cliente ao comprar produtos vá acumulando pontos.
Esses pontos podem ser usados para descontos em outros produtos da loja ou sorteios de prêmios em dinheiro, viagens ou até um produto personalizado da marca.
Conquistar clientes é importante, mas fidelizá-los é essencial!
Atrair um cliente até seu negócio é muito importante para que seu negócio vá em frente, mas fidelizar um cliente é uma forma de fazer sua marca crescer e ser lembrada. Nós da Zocprint esperamos ter ajudado você a como fidelizar clientes e fazer com que isso aconteça! O que achou das dicas? Compartilhe com a gente!