Um catálogo impresso é um ótimo instrumento para você expor, de maneira visual e organizada, todos os produtos que o seu negócio oferece, independentemente do segmento em que atua. Sem falar que esta é uma boa forma de atingir os clientes que, de outra forma, não chegariam até a sua loja.
Nas dicas a seguir, vamos mostrar como montar um catálogo de forma organizada e visualmente atraente. Nos acompanhe!
1. Escolha imagens atraentes dos seus produtos
Um produto com boa aparência é tudo, pois isso gera bastante apelo entre o público consumidor. Então, utilize imagens no catálogo que transmitam as qualidades dos itens que estão à venda na sua loja. Esta é uma oportunidade para produzir fotos profissionais dos seus produtos.
A dica é utilizar um fundo branco para capturar as melhores fotografias e, dessa forma, criar um ensaio do produto em evidência. Depois que os cliques foram feitos, selecione a melhor foto para ilustrar a capa do seu catálogo.
2. Insira informações relevantes nas descrições
Tão importante quanto a qualidade das imagens que você irá selecionar é o detalhamento na descrição dos produtos. Ela deve ser produzida de maneira a auxiliar o seu cliente a identificar uma necessidade à qual ele não estava atento antes, além de trazer informações relevantes sobre o produto. O importante é transmitir credibilidade no conteúdo e conseguir relacioná-lo com a sua empresa.
3. Adote um design e tipografias consistentes
A legibilidade das informações no catálogo é fundamental! Utilize tipografias e um design consistente, criando uma unidade visual ao longo das páginas do catálogo. Isso evita que o seu cliente em potencial se distraia enquanto estiver folheando a peça.
Você também pode criar seções específicas no catálogo, agrupando produtos similares, usando a mesma cor na parte superior, inferior ou nas laterais. Mesmo que você encontre um software de edição gráfica que seja acessível, o mais indicado é contratar um designer profissional para montar o seu catálogo.
4. Use a história da empresa e depoimentos a seu favor
Uma boa forma de atestar a qualidade do seu trabalho para o público é trazer depoimentos de clientes que já adquiriram os seus produtos ou serviços. Isso traz legitimidade para a sua marca, já que o importante é fazer com que o público fale bem de um negócio ou serviço, e não o próprio empresário, não é mesmo?
Você pode inserir essas informações, junto com um breve parágrafo sobre a história da empresa entre as páginas de produto. Assim, você alterna as seções do catálogo com um conteúdo mais leve e não cansa o cliente.
Por isso, no momento de montar o catálogo, escolha um número de páginas adequado. A peça não pode ser tão grande, a ponto de desestimular o cliente, e nem tão pequeno, com informações insuficientes.
Essas foram as nossas dicas para você montar um catálogo, mas saiba que existe uma série de outros materiais impressos que você precisa ter para promover o seu negócio de maneira efetiva. Para saber mais, acesse o nosso conteúdo com os principais tipos de materiais promocionais. Até a próxima!