Design minimalista: o que é, elementos e referências

Design minimalista: o que é, elementos e referências

O minimalismo é um estilo bastante comum no design. O estilo tem três principais fontes de inspiração, que vamos explicar mais adiante. A sua característica mais marcante é a priorização da simplicidade: somente os elementos necessários para a caracterização de uma peça ou logotipo são utilizados.

Breve história sobre o design minimalista

Os principais elementos levados em consideração na criação de um projeto com design minimalista são:

  • contraste de cor;
  • valorização dos espaços em branco;
  • organização e equilíbrio;
  • tipografia simples e limpa;

Não é exagero dizer que o minimalismo se tornou uma das principais referências de design do século XX. Como conceituou o arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe, considerado o pai da arquitetura moderna, a frase “menos é mais” representa a essência do estilo gráfico.

Uma das principais raízes do design minimalista está no movimento artístico que nasceu na Holanda, entre os anos 1917 e 1930, batizado de De Stjil (O Estilo, traduzido para o português). Este movimento incluiu pintores, escultores, arquitetos e designers,entretanto, só se tornou popular mesmo a partir da Segunda Guerra Mundial.

De Stijl
Pinterest

As principais características deste estilo incluem a simplicidade e a abstração, que reduz os projetos de design à sua forma e cores principais. Por isso, é possível reconhecer um projeto de design minimalista a partir das características listadas abaixo:

  • linhas, sejam elas verticais ou horizontais;
  • formas geométricas como retângulos e círculos;
  • uso de cores primárias;
  • elementos limpos, que não sofrem a interceptação de outros elementos;

A cultura japonesa também influenciou esse estilo de design. No Japão, é possível perceber dentro da antiga arquitetura japonesa o uso de cores neutras, além de desenhos e linhas elementares.

A tendência minimalista cresceu bastante na década de 1960 e toda essa importância chegou aos produtos de consumo acessíveis, como o design gráfico e o web design. Deu para entender porque esse estilo é tão popular entre as marcas e as empresas, não é?

Marcas que são referência no minimalismo

Diversas marcas no mercado optaram pelo minimalismo. Você já deve ter notado, são aqueles logotipos de fácil identificação, mesmo com poucos traços e formas, é possível nomear a marca correspondente. Algumas delas são:

Apple

Fundada em 1976, a empresa aderiu ao logotipo branco minimalista somente em 2001. Mesmo que a maçã seja representada de forma diferente em cada produto – branco retroiluminado, multicolorida, branco ou preto – é possível reconhecê-la de longe.

Apple Logo Branco
Pinterest

Netflix

Recentemente, adotou o chamado flat design (uso de fontes e elementos “chapados”, dando a impressão de apenas uma dimensão). Dessa forma, a empresa ganhou versatilidade e passou a adotar somente a letra N para identificar o logotipo.

Nerflix
Twitter

Pepsi

Desde a criação do seu primeiro logotipo, em 1898, a Pepsi passou por nove mudanças na sua proposta de identidade. Toda essa evolução possibilitou à marca chegar à versão minimalista de 2014: um globo que utiliza duas cores primárias (vermelho e azul), mais o branco, que torna a marca com identificação única.

Logo Pepsi
Pinterest

Nike

A asa utilizada no logotipo da Nike (inspirada na deusa alada da vitória Nice – Nike em inglês – originada da mitologia grega) é outro exemplo de logotipo minimalista que é referência até hoje.

Logo Nike
Pinterest

Dicas para criação de peças gráficas com design minimalista

Se você é responsável pela criação das peças do seu negócio ou se trabalha com design, abaixo trouxemos algumas dicas fáceis de aplicar em qualquer peça gráfica, olha só:

  • escolha apenas os elementos necessários para a identificação da peça;
  • cada detalhe conta. Então, avalie bem antes de escolher quais elementos irá utilizar, já que cada um deles irá transmitir um sentimento ou sensação para o seu público;
  • deixe alguns espaços em branco, para que os elementos “respirem”;
  • escolha fontes limpas e simples, de preferência sem serifa;
  • quanto maior o contraste entre as cores, melhor será a legibilidade do logotipo ou da peça.

Isso tudo foi um pouquinho sobre o design minimalista, um recurso utilizado por muitas empresas atualmente. Com essa introdução ao que é, mais as dicas para criação, você já consegue desenvolver peças bem bonitas para o seu trabalho! Agora, como leitura complementar, confira as principais tendências de design para a criação de material impresso!

Agora, conte para nós, da Zocprint, qual o seu estilo de design preferido nos comentários, para que possamos preparar um post sobre o assunto nas próximas semanas.

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