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Gestão e Negócios

Comunicação horizontal ou vertical?

Junho7 1 - Comunicação horizontal ou vertical?

A comunicação dentro da empresa quando é feita de uma maneira eficaz garante um ambiente de trabalho sem ruídos, uma vez que através dela gestores e colaboradores são capazes de acompanhar as ações realizadas, verificar o impacto dessas ações, passar e analisar feedbacks, negociar prazos, discutir ideias e acompanhar os resultados obtidos, além de garantir a motivação da equipe e aumentar a produtividade.

Com ela, as informações transitam entre os seus setores, em diferentes níveis hierárquicos. E esse fluxo se divide, principalmente, em uma comunicação horizontal e vertical. Ficou interessado sobre o assunto? Confira abaixo as características de cada uma:

Comunicação horizontal

Essa comunicação acontece entre os membros do mesmo departamento ou de diferentes setores. Aqui, não é necessário que os colaboradores trabalhem juntos, apenas que não estejam em níveis hierárquicos diferentes dentro da empresa.

O maior objetivo desse modelo de comunicação é envolver todos os presentes nos processos de decisão e execução, contribuindo na compreensão entre as partes, tornando o trabalho das equipes mais integrado, coordenando as atividades e solucionando os possíveis problemas.

Esse tipo de comunicação empresarial costuma ser mais leve e dinâmico, mas ainda assim, é essencial levar em consideração fatores como o assunto em questão e o momento organizacional da empresa na hora de se comunicar.

Comunicação vertical

A comunicação vertical está relacionada ao nível hierárquico, acontecendo entre profissionais de cargos diferentes. Seu objetivo maior é tornar o fluxo de trabalho padronizado e integrado, graças à inserção de políticas institucionais direcionadas para o bom andamento dos processos internos. A comunicação vertical ainda pode ser dividida em dois fluxos:

Ascendente

A comunicação ascendente refere-se a de um colaborador com um funcionário de ordem hierárquica superior, ou seja, acontece de baixo para cima. Os exemplos mais comuns nesse caso são os envios de relatórios, esclarecimento de dúvidas, pesquisa de clima organizacional, etc.

Nesse fluxo é importante tomar cuidado com a abordagem a ser utilizada, uma vez que, nesse caso, o emissor estará dirigindo-se a um colaborador de nível hierárquico mais alto do que ele.

Descendente
Consiste na comunicação dos gestores para os colaboradores, onde são transmitidas informações de ordem organizacional, como regras, normas, instruções, dados para desempenho de funções, etc. Neste tipo de comunicação interna, o emissor deverá tomar cuidado para não agir com autoritarismo ou agressividade.

Depois de tudo isso que falamos, uma coisa é certa: a comunicação entre todos os colaboradores da empresa deve ser baseada em credibilidade e qualidade. Para que isso seja possível, o gestor deve entender o funcionamento de suas equipes e como cada colaborador se comporta.

Dessa maneira, ele será capaz de estabelecer uma comunicação eficaz entre todos. Isso permite que os processos sejam realizados de forma positiva, fortalecendo a imagem da organização e garantindo o sucesso da empresa!

Gostou de ler o nosso artigo Comunicação horizontal ou vertical? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre comunicação interna: como funciona e por que é importante? Até a próxima!