Loading...
Gestão e Negócios

Como escolher o funcionário ideal? Confira 4 dicas!

Junho6 - Como escolher o funcionário ideal? Confira 4 dicas!

O processo de contratação de novos funcionários é sempre uma etapa importante, trabalhosa e requer muita atenção do responsável pela área de Recursos Humanos (ou pelo dono da empresa) para escolher os melhores currículos entre tantos candidatos que se interessam pela vaga.

Para fugir de escolhas erradas é essencial saber o que esperar desse possível novo funcionário e o que ele tem a oferecer para o seu bom desenvolvimento dentro do cargo em questão. Por isso, o ideal é criar critérios na hora de abrir um processo seletivo. Para entender mais sobre esse processo, confira a seguir as nossas quatro dicas de como escolher o funcionário ideal para a sua empresa.

1 – Defina as habilidades necessárias para a vaga

Dependendo do cargo é necessário que o candidato saiba habilidades específicas para cumprir determinada função dentro da empresa. No momento da entrevista, o recrutador precisa saber quais são exatamente os pontos cruciais que deve extrair do candidato. Desta forma, as chances de escolher a pessoa errada para o cargo diminuem muito.

2 – Deixe claras as funções da vaga

Independente de qual seja a necessidade da sua organização, saber quais serão as funções da vaga é outro ponto vital para um processo seletivo. Os candidatos precisam saber quais serão as atividades exercidas por eles para terem certeza se possuem o perfil desejado.

Isso porque, muitas vezes, o profissional tem as habilidades técnicas necessárias para o cargo, mas não é uma função que ele deseja ou goste de desempenhar diariamente. Desta maneira, contratá-lo pode causar problemas futuros, pois são grandes as chances dele se frustrar profissionalmente, gerando falta de motivação e pouca produtividade.

3 – Fale sobre a empresa e a sua cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos pontos mais importantes de serem citados nas entrevistas. É essencial que qualquer funcionário saiba a política, objetivos e valores organizacionais, principalmente os recrutadores. A função é transmitir essas informações para o candidato e avaliar se a visão dele corresponde à proposta da empresa.

Ao conhecer melhor a empresa, o participante do processo seletivo saberá se realmente tem o perfil para fazer parte da equipe de funcionários da empresa. Mesmo que ele não diga verbalmente que não se identifica com a cultura do negócio, será possível perceber através da análise de suas atitudes durante as etapas do processo seletivo.

4 – Conheça o lado pessoal do entrevistado

Não pergunte apenas sobre competências técnicas e experiências anteriores em uma entrevista de emprego. Saber as preferências e os interesses pessoais do candidato é indispensável para conhecê-lo melhor e verificar se ele realmente é a pessoa certa para a vaga a ser preenchida.

Pergunte sobre o que ele gosta de fazer nas horas vagas, quais seus hobbies, se faz algum trabalho voluntário, etc. Essas respostas o ajudarão a conhecer melhor o entrevistado e as suas aspirações profissionais. É importante lembrar que falhas de caráter e de comportamento costumam demitir mais do que qualquer tipo de critério técnico.

Gostou de ler o nosso artigo Como escolher o funcionário ideal? Com esse artigo você estará preparado para receber o colaborador certo para a sua empresa! Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre Como aumentar o engajamento da sua equipe? Até a próxima!