Talvez você não saiba exatamente o que é o intraempreendedorismo, mas com certeza já viu exemplos por aí. Esse conceito está cada vez mais em alta, e cresce a busca das empresas por profissionais com “mentalidade de dono do negócio”. Ou seja, que tenham a capacidade de contribuir para o crescimento da empresa como um todo.
Quer entender melhor o que é o intraempreendedorismo e como ele pode ser aplicado no dia a dia do seu negócio? Confira as dicas abaixo!
O que é intraempreendedorismo?
O intraempreendedorismo vem da expressão intrapreneur, conceito cunhado pelo norte-americano Gifford Pinchot III, em 1985, para determinar o empreendedorismo interno. Ou seja, o empreendedorismo que é realizado pelos colaboradores dentro dos limites de uma empresa.
De uma forma geral, o intraempreendedorismo está relacionado às inovações e estratégias desenvolvidas com um importante papel do colaborador. Ele é uma peça central, que está sempre sugerindo novas ideias. Também é responsável por ajudar a desenvolver e implementar produtos, serviços e políticas internas, dentre outros processos chave para o sucesso da empresa.
Esse perfil tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas, não apenas pelos benefícios que ele traz para o negócio, mas também para os próprios colaboradores.
Veja algumas vantagens desse modelo de trabalho:
- Aumento da produtividade;
- Satisfação dos funcionários;
- Aumento da retenção de talentos;
- Manutenção do capital intelectual.
Qual é o perfil do intraempreendedor?
O profissional intraempreendedor é basicamente como qualquer empreendedor, com a diferença de que ele irá agir dentro de uma empresa já estabelecida. Dentre as características deste profissional, destacam-se a paixão pelo que faz, estar sempre à procura de novidades, não ter medo de tomar riscos, ser inquieto e persistente.
Mais do que tudo, o intraempreendedor deve ser proativo, ir além do que é esperado! Sempre buscar novas soluções, mesmo que os resultados já sejam bons o suficiente.
Justamente por esse não ser o perfil do colaborador comum, é muito importante que os gestores também incentivem constantemente esse comportamento nas corporações. Para isso, é importante valorizar as demonstrações de inovação e liderança.
Além disso, também é importante criar um ambiente propício para o desenvolvimento do perfil intraempreendedor. Empresas transparentes sobre os seus resultados, focadas em inovação e com um canal aberto de diálogo com as equipes estão um passo mais perto de alcançar o intraempreendedorismo.
Veja também dicas de como melhorar o ambiente de trabalho!
Como você pode ver, o intraempreendedorismo é repleto de vantagens para qualquer empresa. Ele pode ser a solução para tornar o seu negócio cada vez mais competitivo dentro do nicho de mercado que sua marca atua.
Você é um intraempreendedor? Sua empresa possui alguém com esse perfil? Bom, independentemente da resposta, esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que passe a ter mais pessoas “intra” no seu dia a dia. Até a próxima!