Marketing promocional: 5 ações que fazem parte dessa estratégia!

Marketing promocional: 5 ações que fazem parte dessa estratégia!

O marketing promocional é o conjunto de ações que visa gerar mais valor para a marca e incentivar a compra dos produtos/serviços, além de cultivar o bom relacionamento com o seu público-alvo. Essa é a linha do marketing que direciona para a marca, os produtos e os serviços, desenvolvendo ações que interajam com o consumidor para atingir os principais objetivos estratégicos, que são: a construção de marca, a fidelização de clientes e as vendas.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós, da equipe Zocprint, vamos mostrar como aplicar o marketing promocional em sua empresa e os materiais que fazem parte dessa estratégia. Continue acompanhando!

É muito importante utilizar alguns tipos de ações para aplicar da melhor forma o marketing promocional. Confira os principais exemplos a seguir:

Distribuição de amostras grátis

Campanha Amostra Grátis
Sorteios e Amostras Grátis

Ação muito comum para apresentar um novo produto ao consumidor. A distribuição de amostras grátis serve para que a pessoa possa experimentar o produto para que ela o adquira após o primeiro contato ou degustação.

Um exemplo desta ação foi realizada pela marca Dermacyd, líder no segmento de sabonetes íntimos. Para se aproximar ainda mais do seu público-alvo, a empresa distribuiu durante uma semana na Avenida Paulista, em São Paulo, amostras gratuitas do seu produto para as mulheres que se cadastraram no próprio mobiliário urbano instalado pela marca.

Distribuição de brindes personalizados

Caneca Personalizada

Ação ideal para o que a pessoa lembre-se de sua marca onde quer que ela esteja e ainda fazer a divulgação gratuita da empresa por onde a mesma estiver ou passar. Você pode distribuir brindes como chaveiros, canetas, blocos de anotação, canecas, camisetas, bonés, mouse pads, etc.

Quer saber mais sobre brindes personalizados? Dá uma lida no nosso conteúdo sobre o assunto!

Distribuição de flyers e folders

Distribuição de flyers

A distribuição de material impresso promocional são maneiras da marca atingir o seu consumidor mais visualmente. Por exemplo, os flyers ou um folders são bem comuns nessas ações de marketing,pois levam informações sobre a marca e os seus produtos ou serviços.

Condições especiais

Condições especiais
Jornal O Diário dos Campos

Trata-se de uma estratégia de marketing que exige um bom planejamento para ser bem aplicada, seja qual for a ação escolhida: descontos, brindes, benefícios, exclusividades, serviço personalizado, etc. Ao ser recompensada, a pessoa se sente mais motivada a ter uma ligação mais próxima com a marca, gerando até uma postura de fidelidade com os produtos dessa empresa.

Um exemplo foi a ação “Junte e ganhe”, realizada em 2018, que ofereceu com exclusividade aos clientes de uma rede de supermercados produtos importados do famoso chef de cozinha britânico e apresentador de TV Jamie Oliver. Ao todo, foram distribuídos nove itens colecionáveis, sendo seis modelos de facas profissionais, afiador, tábua de servir e bloco para facas, todos exclusivos e de alta qualidade.

Os clientes da rede de supermercados ganharam um selo para colar na cartela. Para ganhar a faca de legumes, por exemplo, foi necessário juntar 45 selos. Os participantes poderiam ainda optar por juntar 30 selos e adquirir o item de sua preferência, pagando um valor promocional para cada modelo escolhido.

O importante é que as regras sejam claras, com regulamento para não gerar dúvidas e mais de uma interpretação. O consumidor deve ficar plenamente satisfeito para não trocar de marca, diante de tantas outras ofertas da concorrência. A ideia é que os programas apresentem uma forma inovadora de manter o relacionamento com seu público, de acordo com os anseios e as necessidades deles.

Promoções

Promoções
Goronah

As promoções são ações importantes para qualquer empresa, principalmente para os supermercados, uma vez que elas fazem o estoque se movimentar. Você pode propor ofertas, como: Compre 3, leve 4, descontos na compra do segundo item, entre outras. Esses tipos de ações costumam ser excelentes para atrair novos consumidores, uma vez que eles acreditam levar vantagem disso.

Agora que você já sabe as melhores formas de aplicar o marketing promocional em sua empresa, é só colocar em prática. Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 4 materiais impressos mais usados na divulgação de empresas para intensificar o marketing promocional em suas ações de divulgação. Até a próxima!

Voltar ao Topo