Loading...
Gestão e Negócios

Método GTD: o que é e como funciona?

homem planejando seu negócio 2 - Método GTD: o que é e como funciona?

Você gostaria que o dia tivesse mais do que 24 horas para conseguir realizar todas as tarefas da sua agenda? Está sempre correndo para tentar cumprir os seus afazeres? Se você respondeu sim às duas perguntas acima, é bem possível que precise de ideias para organizar melhor o seu dia de trabalho.

Hoje, nós, da ZocPrint, vamos falar sobre o método GTD, uma técnica de organização que está ficando muito popular. Ficou curioso(a)? Vem com a gente!

O que é o método GTD?

O método GTD tem a sua origem no livro do coach norte-americano David Allen, Getting things Done, que em português foi traduzido como “A Arte de Fazer Acontecer”, publicado aqui no Brasil pelas editoras Campus e Sextante. Com técnicas revolucionárias, este livro oferece uma nova maneira de trabalhar com mais foco, mais produtividade e menos estresse.

Essa metodologia focada na organização permite ter todas as suas tarefas, projetos, sonhos e ideias sob controle, sem correr o risco de cair na procrastinação. Os gestores que investem nesse modelo em suas empresas encontram uma ótima maneira de aumentar a produtividade nos seus negócios.

Passo a passo do método GTD

Entretanto, o GTD é muito mais do que um simples método de organização de tarefas. Ele traz as melhores práticas de produtividade reunidas em um sistema com cinco passos para ajudar você a criar espaço para viver com mais criatividade, inspiração e tranqüilidade.

Na prática, ele começa com a construção de um modelo mental propício para que o método seja aplicado com sucesso: sua mente serve para ter ideias, não para armazená-las. Depois de refletir e interiorizar esse pensamento-chave, já é possível partir para os cinco passos do GTD, que são:

  1. Coletar: ou seja, escrever em um papel tudo o que precisa fazer;
  2. Processar: avaliar a urgência ou prioridade de tudo o que anotou;
  3. Organizar: criar um sistema para execução, como uma lista ou checklist;
  4. Revisar: pelo menos uma vez por semana reavaliar as tarefas que estão por vir;
  5. Executar: colocar em prática o planejamento e realizar as tarefas da lista no tempo que foi previsto.

Em qual ferramenta aplicar o método GTD?

Como você deve ter visto acima, não tem nenhum mistério para colocar o GTD em prática. Ele se trata muito mais de uma forma de se organizar do que um aplicativo ou ferramenta em si. A verdade é que você pode se organizar anotando suas tarefas em qualquer lugar, desde que possa acessar facilmente!

Para quem gosta de anotar em papel e se organiza melhor assim, a dica é comprar uma agenda e se organizar pelas datas. Outras dicas legais são blocos de notas, para anotações mais rápidas do dia a dia, e os famosos planners, para quem prefere um sistema de organização mais avançado.

Há quem também goste de manter uma cópia das suas tarefas ou consiga se organizar apenas por meios digitais. Nesses casos, existem algumas ferramentas que permitem criar listas de tarefas, definir horários e lembretes para compromissos e etc. Alguns deles são:

Gostou de saber mais sobre o que é o método GTD e como ele permite criar um sistema próprio de organização pessoal? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre como o método GTD pode ajudar sua empresa. Até a próxima!