Como o método GTD pode ajudar a sua empresa

Como o método GTD pode ajudar a sua empresa

Nunca as pessoas estiveram tão sobrecarregadas com o número crescente de informações e tarefas ao mesmo tempo. Certamente, a produtividade é a palavra-chave que move gestores e funcionários. Entretanto, seja por falta de organização ou por procrastinação, a baixa produtividade é um fantasma que atinge muitas equipes, comprometendo o sucesso de um negócio.

Com o objetivo de resolver esses problemas, existem excelentes ferramentas de produtividade, como o método GTD. Hoje, nós, da ZocPrint, vamos explicar como essa metodologia pode ajudar sua empresa. Ficou com curiosidade? Continue acompanhando!

O que é o método GTD?

GTD é uma sigla para o termo Getting Things Done que, em português, tem sido traduzido como “A Arte de Fazer Acontecer”. É um método bem fácil de ser seguido, mas que exige muita disciplina. O objetivo é estabelecer tarefas, prioridades, criar uma rotina, padrões e processos que sejam gerenciáveis. Dessa forma, a pessoa vai se livrar de distrações mentais e conseguir manter o foco no trabalho.

Essa ferramenta de produtividade foi criada pelo coach norte-americano David Allen, que mora atualmente em Amsterdam, na Holanda. Aliás, o GTD é muito mais do que um simples método de organizar tarefas. Ele ensina as melhores práticas de produtividade reunidas em um caminho com cinco passos para ajudar as pessoas a serem mais criativas, inspiradas e produtivas.

Conheça os 5 passos do GTD

Passo 1: Coletar

Esse é o momento de esvaziar a sua mente de todas as tarefas e colocá-las no papel (ou no computador). Faça listas e escreva tudo que precisa ser feito: vale tarefas, projetos ou até mesmo ideias.

Passo 2: Processar

Processe e avalie tudo o que foi anotado. Em seguida, se organize para cumprir as tarefas anotadas:

  • Essa ação pode ser resolvida em poucos minutos? Faça imediatamente!
  • Essa tarefa pode ser realizada por outra pessoa? Se esse for o caso, passe logo adiante para outro funcionário do setor.

Passo 3: Organizar

Nesse momento, basta organizar as tarefas de acordo com algum critério. Você precisa ter uma visão mais completa de tudo que precisa ser feito a curto, médio e longo prazo.

Passo 4: Revisar

A revisão das listas deve ser realizada periodicamente, avaliando o que já foi cumprido, o que está sendo realizado e atualizando as prioridades, que podem mudar com o decorrer da semana.

Passo 5: Executar

Essa é a hora de colocar as atividades em prática. É fundamental fazer marcações na lista para indicar o que já foi concluído.

Reveja a listagem e verifique o que já pode constar para a próxima semana. Ações não cumpridas precisam ser reprogramadas. O ideal é que essa revisão aconteça a cada sexta-feira para que você passe um final de semana tranquilo e sem preocupações.

Gostou de conhecer o método GTD? A última dica é ler o livro “A Arte de Fazer Acontecer – Estratégias para Aumentar a Produtividade e Reduzir o Estresse”, que explica o método GTD passo a passo. Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre os 3 melhores métodos de organização pessoal e profissional. Até a próxima!

Voltar ao Topo