O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

O 5W2H é uma das ferramentas de gestão mais modernas e produtivas atualmente. Essas ferramentas têm sido grandes aliadas na vida dos gestores e líderes das empresas. Isso porque elas ajudam a otimizar o tempo e aumentar a produtividade nos processos.

Conheça mais sobre a metodologia 5W2H e aprenda a aplicá-la na sua empresa!

Entendendo o 5W2H

Como já dissemos, o 5W2H é usado como parte da gestão de uma empresa ou de processos internos. Objetivamente, se trata de uma planilha ou tabela que tem como função avaliar e acompanhar um projeto para garantir que as atividades estejam sendo bem executadas.

Descrição do significado de 5w2h
Blog da Qualidade

É uma ótima alternativa para colocar em prática qualquer plano de ação empresarial, independentemente do tipo de necessidade ou problema. Isso porque a metodologia do 5W2H funciona como um guia que pode ser aplicado em todas as áreas de negócios.

Significado e aplicação de 5W2H

Explicando melhor, o nome desta ferramenta de gestão de baseia em cinco “W”, que representam (em inglês): o quê (what), por que (why), onde (where), quando (when) e quem (who). Os dois “H” que vem a seguir indicam: como (how) e quanto custa (how much).

Na prática, as perguntas devem ser respondidas na ordem das palavras. Por exemplo: o que será feito, com que propósito, em que localidade, em que período e quem estará envolvido nos procedimentos. Por fim, o “como” é a organização do processo e o “quanto custa” define o orçamento.

Aplicação da ferramenta 5w2h
Treasy

Quando e como usar a ferramenta?

A grande vantagem da 5W2H é que ela pode ser utilizada por empresas de pequeno, médio ou grande porte com muita facilidade. Isso porque não se exige uma grande equipe ou processos complicados, mas simplesmente alguém disposto a gerenciar os projetos de forma organizada e produtiva.

O mais importante para o sucesso desta metodologia é começar respondendo todas as perguntas do nome de forma profunda e questionadora e sempre manter a planilha atualizada, pois ela é, de fato, instrumento de trabalho.

Ter um planejamento estratégico dividido em etapas é um diferencial da 5W2H que a destaca de outras metodologias do mercado, além de torná-la mais dinâmica e ajustável conforme cada passo vai ocorrendo.

Para exemplificar, a 5W2H pode ser útil em momentos como:

    • lançamento de um novo produto ou serviço em uma empresa;
    • criação de uma nova marca ou empresa;
    • planejamento estratégico de uma campanha;
    • criação de processos internos de produtividade na empresa;
    • criação de processos externos de venda e prospect;
    • acompanhamento de projetos e clientes.

Então, preparado para montar a sua planilha de 5W2H? Lembre-se que não há regras ou um modelo pronto, mas que o importante é explorar bem cada um dos Ws e Hs para gerar os melhores resultados. Boa sorte!

Voltar ao Topo