Com clientes cada vez mais exigentes, a possibilidade de avaliar um produto antes dele estar pronto é uma ótima maneira de garantir que tudo estará de acordo com as expectativas iniciais. Felizmente, graças ao avanço tecnológico, contamos com a possibilidade de utilizar o chamado mockup para isso. Mas o que é mockup?
O que é mockup
O mockup é uma ferramenta importante para apresentar estratégias de marketing, principalmente envolvendo materiais impressos, já que é uma forma de “prever” como as artes serão aplicadas.
Assim, podemos definir o mockup como uma representação de objetos e/ou produtos, em seu tamanho e escala natural, de uma forma bem elaborada e com design muito próximo ao design final.
Veja 5 dicas valiosas de identidade visual para sua empresa!
Objetivo do mockup
O propósito do mockup é possibilitar e fornecer uma apresentação mais específica ao cliente e consumidor. Com essa ferramenta, a simulação do objeto se torna palpável, e, assim, é possível aplicar qualquer alteração ou ajuste no trabalho final.
Os mockups digitais podem ser criados através de diferentes plataformas, como o Photoshop, por exemplo, e ainda em sites que disponibilizam uma gama de ferramentas gratuitamente.
Utilização do mockup
A utilização do mockup é muito ampla, porém é focada principalmente na divulgação de produtos, como exemplificado anteriormente. Essa é uma forma de apresentar ao cliente um protótipo do resultado final.
Outro exemplo são maquetes em escala ou tamanho natural, dando uma ideia de condição do ambiente e levando em conta até aspectos climáticos do local representado. Além disso, para tornar o mockup mais fiel, também é possível utilizar materiais que estejam de acordo com o resultado final, por exemplo.
Diferença do mockup para protótipos e wireframe
Antes da ideia de mockups, já existiam outras ferramentas que buscavam idealizar o produto antes do seu formato final. O wireframe, por exemplo, é uma representação do produto, mas, ao contrário do mockup, não apresenta fidelidade ao design final, mostrando apenas o princípio básico do objeto, como um esqueleto.
Os protótipos, por sua vez, já são mais fiéis. Eles trazem representações de média e alta fidelidade e simulam a interface do produto, porém não de forma tão eficiente e útil como os mockups.
Inclua o mockup em sua estratégia de divulgação
Com tantos benefícios, é impossível pensar em agradar as fortes exigências de clientes e consumidores sem uma ferramenta como esta. Agora que você já sabe de fato o que é mockup, comece a buscar pela plataforma que você achar mais adequada para investir na ferramenta, e assim, tornar sua estratégia de divulgação mais efetiva, visual e palpável.