Persona é uma pessoa fictícia que representa o consumidor da sua marca. Sua construção é essencial nas estratégias de marketing.
Quando você escolhe começar a oferecer um serviço com base na sua opinião sobre o mercado, sem antes compreender de fato o que as pessoas procuram, além de arriscar todo o valor de investimento em tornar seu empreendimento uma realidade, você também acaba perdendo o tempo envolvido para o negócio sair do papel.
Logo, é com a persona que entendemos para quem as ações desenvolvidas estão sendo direcionadas.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
O público-alvo possui informações mais soltas e adjetivadas, que facilitam o entendimento macro de quem está recebendo a mensagem e os produtos vendidos. É com os dados obtidos através da pesquisa de público-alvo que conseguimos avançar para a criação das personas, que é o retrato do cliente ideal.
A persona é a descrição destas pessoas, a história por trás de sua jornada de compra, incluindo seus problemas, fatores influenciadores de compra e necessidades. Para construir uma persona do zero, muitas empresas fazem uso do mapa de empatia, que basicamente, busca tornar visível os seguintes aspectos:
- Sonhos e desejos;
- Dificuldade que a persona enfrenta no cotidiano;
- Suas principais frustrações;
- Seus desafios e hobbies;
- Quais são as mídias que consomem conteúdo;
- Quem são seus ídolos e quais são as suas crenças.
Entendeu a diferença entre público-alvo e persona? Então vamos juntos conhecer as vantagens de construir esta pessoa fictícia para o seu negócio decolar e atrair mais clientes.
Quais as vantagens de ter personas?
Um negócio que possui personas bem estabelecidas consegue ser mais assertivo nas suas ações de marketing, seja com foco online ou offline. Separamos abaixo alguns benefícios de dedicar um momento a criação de buyer personas, confira:
- Você consegue mapear a jornada de compra do seus clientes;
- Engajar e conscientiza de forma assertiva a sua equipe de trabalho;
- Consegue visualizar melhor os objetivos e desafios que precisa enfrentar;
- Evita investir em ações sem futuro;
- Encontra rapidamente a linguagem mais correta para falar com o público;
Uma marca que possui personas consegue evitar erros comuns na divulgação dos seus produtos, que vão desde interagir de forma errônea com o público até mesmo errar nas plataformas em que estas pessoas estão presentes.
Como criar personas?
Agora que você chegou até aqui, vamos mostrar que criar uma persona não é um bicho de sete cabeças. Existem sites e ferramentas que automatizam esse processo, como o gerador de personas.
Contudo, isso padroniza a construção dos perfis, não trazendo detalhes e diferenciais que irão fazer toda a diferença na hora de traçar estratégias e planos de operação. Abaixo, indicamos como criar personas manualmente.
Passo 1: Entenda o que é o seu negócio
Antes de mais nada, conheça a ti mesmo. Parece filosófico, mas você precisa entender o seu segmento e a proposta de empresa antes, dessa forma, você sabe o que seu público pode procurar dentro do que você oferece.
Passo 2: Pesquise o que é procurado no seu segmento
Use ferramentas como Google Trends e Google AdWords para saber o que seu público anda pesquisando sobre os produtos e serviços que você comercializa. Saber o que as pessoas buscam é ajuda a entender onde existe uma oportunidade de negócio, além de preencher as lacunas de necessidades e problemas.
Passo 3: Separe os interessados no seu produto e faça pesquisas
Separe as características do público que procura seus produtos/serviços. A idade ideal dos potenciais clientes, sua classe social e demais informações apontadas anteriormente. É recomendado que você faça um processo de arquivamento, considerando os principais dados.
Passo 4: crie descrições e histórias para suas personas
Agora, basta começar a criar uma narrativa e biografia para as personas. Pense que você é um escritor e está começando a criar os personagens de sua história. Estimule a criatividade, busque imagens que inspirem e que façam você visualizar o estilo de vida dos seus clientes.
Agora que você sabe o que é persona, conte para a gente nos comentários qual seu segmento de negócio e fale um pouco mais sobre o seu público ideal!