Planejamento estratégico de marketing: comece 2020 com novas ações!

Planejamento estratégico de marketing: comece 2020 com novas ações!

O ano de 2020 está começando e esta é hora perfeita para você começar a pensar em novas ações, objetivos e metas através de um planejamento estratégico de marketing!

Para traçar um plano para o seu negócio, é preciso ter em mente alguns pontos importantes que irão te ajudar a enxergar melhor a sua realidade atual e pensar estratégias de acordo com suas oportunidades!

Preparamos um conteúdo que vai te ajudar na construção do seu planejamento estratégico em marketing. Confira!

Retrospectiva 2019: o que deu certo e o que deu errado?

Antes de qualquer coisa, é o momento de refletir como foi o ano de 2019: o que deu certo e o que deu errado na sua empresa? Escreva no papel tudo que você conquistou: clientes, parceiros, ações de comunicação que funcionaram e não funcionaram… Tudo é importante. É hora de mapear erros e acertos e mensurar resultados.

Durante essa análise, é fundamental que você também possa exercitar a reflexão sobre o que foi bom para o seu negócio, mas que poderia ser ainda melhor em 2020. Nesse momento, toda contribuição é válida e deve ser escutada sem julgamentos. Por isso, reunir a equipe e fazer um encontro que incentive os feedbacks é uma ótima pedida!

Visão do negócio: Clareza de onde se quer chegar

A visão é nada mais do que o seu desejo para o futuro alinhado ao propósito do seu negócio. Ou seja, aonde você quer chegar? Tendo clareza dessa resposta, você conseguirá traçar metas mais assertivas através de oportunidades que já existem.

É fundamental que todos os membros da sua equipe compreendam qual é a visão do negócio, pois só assim estarão engajados e articulados ao aplicá-la. Para te auxiliar nessa tarefa, deixamos algumas questões para você conseguir definir melhor sua visão:

  • Como você enxerga o seu negócio a longo prazo?
  • Em que patamar você quer que seu negócio esteja no futuro?
  • Você é ou gostaria de ser referência em qual segmento?
  • Como você deseja ser visto pelos seus clientes?
  • A sua definição de visão é alcançável e palpável?

Identificando públicos de interesse e determinando objetivos

Você já sabe onde está, o que alcançou e onde quer chegar, agora é hora de entender melhor como irá chegar: Quais são os caminhos possíveis?

Para isso, o primeiro passo que sugerimos é aprofundar suas análises sobre os seus públicos de interesse e suas relações com os seus produtos e serviços. Esse é o momento de avaliar o seu público-alvo e traçar estratégias que estejam de acordo com as expectativas dele.

Entenda melhor o que é público-alvo e dicas de como defini-lo no seu negócio

Após todas essas análises, é momento de pensar nas ações de comunicação e marketing que serão feitas e determinar os objetivos para cada público.

A importância do Funil de Vendas

Funil de Vendas
Blog Mateada

Parte fundamental de um bom planejamento estratégico de marketing é ser fiel ao seu funil de vendas. Essa técnica surgiu com o Inbound Marketing, mas tem sido muito utilizada em diversos segmentos de marketing devido aos seus bons resultados.

O funil de vendas é feito através de etapas que visam a geração e a educação dos seus possíveis clientes, ou seja, leads. Se você já fez uso de estratégias de acordo com o seu funil de vendas em 2019 e sentiu falta de resultados melhores, agora é o momento de realinhar suas técnicas!

Para isso, é interessante analisar quais ações e canais de comunicação você tem utilizado para os seus clientes e como pode aprimorá-los ou até mesmo mudá-los para que seus leads possam seguir em frente no funil e realmente tornar-se seus clientes fiéis.

Estabelecimento de tempo, metas e orçamento

Nossa última dica para que o seu planejamento estratégico siga no caminho certo é o estabelecimento desses três pontos: tempo, metas e orçamento. O tempo será equivalente aos seus prazos diante das ações estabelecidas — para isso, sugerimos a construção de cronogramas que incluam informações como tipo de ação, datas, prazos, mão de obra necessária e recursos disponíveis.

Com isso, você vai conseguir administrar melhor o andamento de suas metas e traçar o melhor caminho para que sejam atingidas. Estar atento ao orçamento que já possui e terá que dispor para cada uma das ações também é parte fundamental do planejamento, já que todo bom resultado tem custo, não é mesmo?

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que consiga implementar com mais tranquilidade o seu planejamento estratégico de marketing para 2020. Que o novo ano seja cheio de grandes e novos resultados para o seu negócio. Até a próxima!

Voltar ao Topo