O que é Bullet Journal?

O que é Bullet Journal?

O que é Bullet Journal? Apelidado de BuJo, o Bullet Journal é um método de organização criado pelo designer Ryder Carroll, que tem como objetivo “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”.

Através dele, é possível trazer clareza para mente, cultivar a curiosidade e manter o foco nos objetivos.E, além de ser extremamente útil para a vida pessoal, também pode funcionar muito bem dentro da sua empresa. Quer saber como? Confira a seguir!

O que é Bullet Journal e como utilizá-lo?

Na prática, Bullet Journal nada mais é do que a personalização das folhas de um caderno  para se organizar, planejar atividades e acompanhar hábitos. Isso é feito de forma totalmente manual, criando espaços de anotação nas páginas em branco com caneta, lápis de cor e outros materiais.

Diferente das tradicionais agendas e planners, ele proporciona liberdade e estimula a criatividade. Entretanto, é ainda mais simples do que aparenta: o BuJo pode ser manuseado da forma que você quiser.

Bullet Journal para empresas

Se por um lado o BuJo funciona como um sistema de organização, por outro também é uma espécie de bloco de anotações. Dessa forma, se torna um elemento essencial para equipes criativas que realizam inúmeras tarefas e projetos ao mesmo tempo.

Ele foi desenhado para ser uma sofisticada ferramenta de planejamento aberto que auxilia usuários com datas, checklists e agendas de trabalho, normalmente demasiadamente detalhada e cheia de rabiscos.

Criamos um passo a passo prático para te mostrar como utilizá-lo dentro de sua organização. Veja abaixo!

1- Escolha um caderno

Bullet Journal
Check-in Virtual

O Bullet Journal pode ser feito com qualquer tipo de caderno, porém para empresas o fichário é uma opção mais interessante, pois o mesmo possibilita a retirada e inclusão das folhas sem danificá-lo e, com isso, todos os membros da equipe podem preenchê-lo.

2- Defina as seções

Também chamadas de “logs”, as seções do BuJo dividem as categorias de anotações e mantém o caderno ordenado. Você pode escolher a quantidade e o tipo, porém o Bullet possui 5 seções base: índice, legenda, log do futuro, log mensal e logs diários.

3- Construa o índice

Como o nome sugere, o índice é um catálogo que contém todas as seções do seu BuJo e suas respectivas páginas, sendo ele a primeira delas.

4- Crie legendas

Bullet Journal para empresas, modelo um
Bullet Journal

As legendas são códigos usados para sinalizar a natureza da tarefa, seu status ou sua prioridade. Além delas, você também pode usar símbolos para criar uma linguagem visual dinâmica e eficiente.

5- Log do futuro e log mensal

Esses dois logs podem ser fundidos ou separados, mas, basicamente, tratam-se de um lugar onde eventos e/ou tarefas futuras serão registradas, podendo ser em formato de calendário ou apenas um espaço reservado para cada mês.

6- Log semanal ou diário

Esse espaço é a “agenda” propriamente dita. Nele, serão colocados todos os dias, agrupados de dois em dois, de três em três ou como você preferir, contendo todas as tarefas, eventos e atividades.

7- Collections

Aqui entra a flexibilidade do BuJo. Coleções são todas as páginas extras que podem ser mescladas no meio dos logs diários.

Digamos que você esteja na quarta-feira, dia 2, prestes a fazer o log da quinta-feira, dia 3. Porém lembrou que precisa listar urgentemente todos os relatórios de desempenho dos últimos 3 meses. Liste-os na página após a quarta e então faça a quinta-feira normalmente. Depois disso, é só anotar no índice o número da página da lista de relatórios (ela é uma coleção) e pronto.

Bullet Journal para empresas
Productive & Pretty

O mais importante é entender sua rotina de trabalho a fim de realmente ser capaz de otimizar seu tempo e nunca mais esquecer uma tarefa ou compromisso. E é, claro, desfrutar do processo – pois organização não precisa ser monótona.

Se o Bullet Journal vai ser sua forma de se organizar…

…só depende de você. Isso porque existem diversas outras formas de se organizar e você só precisa escolher a que melhor se adequa a sua rotina. Para isso, veja os 3 melhores métodos de organização pessoal e profissional e compare com o Bullet Journal!

Voltar ao Topo