O que é Bullet Journal? Apelidado de BuJo, o Bullet Journal é um método de organização criado pelo designer Ryder Carroll, que tem como objetivo “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”.
Através dele, é possível trazer clareza para mente, cultivar a curiosidade e manter o foco nos objetivos.E, além de ser extremamente útil para a vida pessoal, também pode funcionar muito bem dentro da sua empresa. Quer saber como? Confira a seguir!
O que é Bullet Journal e como utilizá-lo?
Na prática, Bullet Journal nada mais é do que a personalização das folhas de um caderno para se organizar, planejar atividades e acompanhar hábitos. Isso é feito de forma totalmente manual, criando espaços de anotação nas páginas em branco com caneta, lápis de cor e outros materiais.
Diferente das tradicionais agendas e planners, ele proporciona liberdade e estimula a criatividade. Entretanto, é ainda mais simples do que aparenta: o BuJo pode ser manuseado da forma que você quiser.
Bullet Journal para empresas
Se por um lado o BuJo funciona como um sistema de organização, por outro também é uma espécie de bloco de anotações. Dessa forma, se torna um elemento essencial para equipes criativas que realizam inúmeras tarefas e projetos ao mesmo tempo.
Ele foi desenhado para ser uma sofisticada ferramenta de planejamento aberto que auxilia usuários com datas, checklists e agendas de trabalho, normalmente demasiadamente detalhada e cheia de rabiscos.
Criamos um passo a passo prático para te mostrar como utilizá-lo dentro de sua organização. Veja abaixo!
1- Escolha um caderno
O Bullet Journal pode ser feito com qualquer tipo de caderno, porém para empresas o fichário é uma opção mais interessante, pois o mesmo possibilita a retirada e inclusão das folhas sem danificá-lo e, com isso, todos os membros da equipe podem preenchê-lo.
2- Defina as seções
Também chamadas de “logs”, as seções do BuJo dividem as categorias de anotações e mantém o caderno ordenado. Você pode escolher a quantidade e o tipo, porém o Bullet possui 5 seções base: índice, legenda, log do futuro, log mensal e logs diários.
3- Construa o índice
Como o nome sugere, o índice é um catálogo que contém todas as seções do seu BuJo e suas respectivas páginas, sendo ele a primeira delas.
4- Crie legendas
As legendas são códigos usados para sinalizar a natureza da tarefa, seu status ou sua prioridade. Além delas, você também pode usar símbolos para criar uma linguagem visual dinâmica e eficiente.
5- Log do futuro e log mensal
Esses dois logs podem ser fundidos ou separados, mas, basicamente, tratam-se de um lugar onde eventos e/ou tarefas futuras serão registradas, podendo ser em formato de calendário ou apenas um espaço reservado para cada mês.
6- Log semanal ou diário
Esse espaço é a “agenda” propriamente dita. Nele, serão colocados todos os dias, agrupados de dois em dois, de três em três ou como você preferir, contendo todas as tarefas, eventos e atividades.
7- Collections
Aqui entra a flexibilidade do BuJo. Coleções são todas as páginas extras que podem ser mescladas no meio dos logs diários.
Digamos que você esteja na quarta-feira, dia 2, prestes a fazer o log da quinta-feira, dia 3. Porém lembrou que precisa listar urgentemente todos os relatórios de desempenho dos últimos 3 meses. Liste-os na página após a quarta e então faça a quinta-feira normalmente. Depois disso, é só anotar no índice o número da página da lista de relatórios (ela é uma coleção) e pronto.
O mais importante é entender sua rotina de trabalho a fim de realmente ser capaz de otimizar seu tempo e nunca mais esquecer uma tarefa ou compromisso. E é, claro, desfrutar do processo – pois organização não precisa ser monótona.
Se o Bullet Journal vai ser sua forma de se organizar…
…só depende de você. Isso porque existem diversas outras formas de se organizar e você só precisa escolher a que melhor se adequa a sua rotina. Para isso, veja os 3 melhores métodos de organização pessoal e profissional e compare com o Bullet Journal!