Gestão e Negócios

Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Aperto de mão acima de bancada

Todo empreendedor sabe que construir um bom relacionamento com os clientes é essencial para o sucesso do negócio. É com base no relacionamento que você fideliza as pessoas e se diferencia dos concorrentes.

E se o seu negócio é uma pequena empresa, você está no melhor dos cenários! Isso significa que você tem condições de alcançar as pessoas em um nível mais pessoal e deixar seus clientes ainda mais próximos da sua empresa.

O único porém é que construir relacionamento com o cliente e manter essa relação de forma duradoura não é tão simples quanto parece. Dá trabalho e exige comprometimento de você e da sua equipe!

De qualquer forma, não tem como fugir dessa tarefa. Por isso, hoje trouxemos cinco dicas de relacionamento com o cliente para você aplicar na sua empresa. Confere aí!

1. Converse com seus clientes

A chave para um bom relacionamento com o cliente é a comunicação. E comunicação não é monólogo — ou seja, ela pressupõe um diálogo no qual ambas os lados falam e trocam ideias.

Isso quer dizer que você não pode apenas falar sobre sua empresa para os clientes. Você tem que conversar com eles sempre que possível e ouvi-los de verdade.

Descubra o que seus clientes precisam e mostre que você tem uma solução para seus problemas. Se você tem funcionários, invista tempo ensinando eles a se comunicarem efetivamente com os clientes também.

Aqui vai uma ideia prática: crie uma política de funcionário com acompanhamento constante para garantir que todo mundo esteja comprometido com as necessidades do cliente.

Certifique-se, por exemplo, de que você e sua equipe respondam prontamente às mensagens e e-mails de quem entra em contato com a empresa.

2. Supere as expectativas

Seus clientes esperam ótimos produtos e serviços de você, então preocupe-se sempre em elevar os padrões do que a sua empresa oferece.

Quando você impressiona os clientes com uma boa experiência na venda ou no pós-venda, eles voltam à sua empresa espontaneamente! Portanto, a ideia aqui é apostar menos em promessas e mais em entregas.

Para exceder as expectativas do cliente, você pode fornecer um produto ou serviço mais rápido do que o previsto. Dica: informe a ele que o pedido estará pronto no final do mês, mas tente entregá-lo uma semana antes.

Outra ideia ótima para ir além do que o cliente espera é entregar algo extra. Enviar um mimo, mesmo que seja simples, mostra carinho e cuidado da sua parte no relacionamento com o cliente.

Caso você precise de inspiração, veja nosso post com seis ideias incríveis de brindes para clientes!

3. Peça feedbacks

Se os clientes têm uma opinião boa ou ruim sobre o seu negócio, eles vão querer divulgar seus sentimentos.

Por isso, convide-os a usar os comentários do seu site ou redes sociais e mostre que você está disposto a ouvir o que eles têm a dizer. Outra ideia é colocar cartões de comentário no balcão da sua empresa ou mesmo fazer uma pesquisa.

Sempre ouça com atenção os comentários e responda prontamente, seja um elogio ou uma reclamação. A pior coisa que você pode fazer é pedir feedback e não abordar as preocupações das pessoas.

No fim das contas, o feedback negativo pode ser muito valioso e fornecer uma avaliação honesta sobre a satisfação de quem compra de você.

Agora, é só colocar em prática nossas dicas de relacionamento com o cliente e acompanhar os resultados. Esperamos ter te ajudado, até a próxima!