O que é marketing nutricional e quais são suas estratégias

O que é marketing nutricional e quais são suas estratégias

Os consumidores nunca estiveram tão exigentes e antenados sobre alimentação quanto agora. A procura por alimentos orgânicos, veganos, sem lactose, glúten, etc, aumentou e todo mundo quer encontrar essas informações facilmente. É aqui que entra um novo conceito: o marketing nutricional.

Esse tipo de marketing tem como objetivo tornar acessíveis aos consumidores as informações sobre os alimentos que consomem.

A ideia é a melhora da saúde dos consumidores, mais visibilidade para o trabalho dos profissionais da saúde e maior lucratividade para o mercado alimentício. Acompanhe a leitura!

O que é marketing nutricional?

O marketing nutricional não se restringe às informações nutricionais contidas nos rótulos dos alimentos. Na verdade, trata-se de um conjunto de estratégias para aproximar e captar os consumidores que buscam manter uma alimentação saudável.

Uma dessas estratégias é, sem dúvida, o detalhamento dos alimentos que vão parar nas prateleiras. Quanto mais claras e interessantes estiverem as informações impressas no rótulo, melhores são as chances do produto ser bem aceito pelo consumidor.

Mas as ações nessa área não param por aí. Veja as estratégias mais comuns usadas no marketing nutricional para fazer divulgação de alimentos de forma efetiva:

Tipos de marketing nutricional

1. Informações esclarecidas nos rótulos

Conforme falamos acima, o rótulo dos alimentos é um dos principais elementos do marketing nutricional, e é preciso selecionar bem o que vai ser escrito nele.

Isso porque quem se preocupa com alimentação sempre confere as informações nutricionais na embalagem antes de comprar. Portanto, muitas vezes é aqui que se consegue ganhar ou fidelizar o consumidor.

2. Distribuição de panfletos e flyers no supermercado

Apesar de hoje em dia a internet ajudar nas estratégias de marketing em geral, optar por materiais impressos é a forma mais eficaz de atingir o público em estabelecimentos físicos.

Uma estratégia de marketing nutricional bastante eficiente é distribuir panfletos ou flyers no supermercado com receitas saudáveis para incentivar as pessoas a comprarem alimentos mais ricos em nutrientes.

Essa é uma maneira de promover os produtos dentro do próprio ponto de venda e, ainda, ajudar o consumidor com ideias e informações que vão além do que já foi apresentado nos rótulos.

3. Recomendações de nutricionistas

Os nutricionistas são os profissionais que detêm maior credibilidade para adotar e propagar o marketing nutricional. Afinal, alimentação é a sua área de estudo.

Nutricionistas podem atuar em empresas, por exemplo, selecionando as informações que vão no rótulo dos produtos, ou em consultórios, dando instruções e receituários para pacientes que precisam tratar transtornos alimentares ou apenas reeducar a sua alimentação.

Assim, nutricionistas podem praticar marketing nutricional esclarecendo as informações mais importantes sobre os alimentos e indicando produtos que possam atuar na melhoria da alimentação e no bem-estar dos consumidores e dos pacientes.

Cuidados no marketing para nutricionista

Como vimos acima, é perfeitamente possível fazer marketing nutricional dentro do consultório, mas, se você é nutricionista, fique atento a alguns cuidados que devem ser tomados:

  • Conheça e siga o Código de Ética de Nutrição para não cometer deslizes.
  • Jamais recomende produtos que não vão contribuir para a evolução clínica do paciente.
  • Cuide as palavras usadas para não gerar expectativas de que determinados alimentos possam trazer soluções milagrosas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse outro conteúdo sobre os cinco principais desafios do marketing na área da saúde.

Até a próxima!

Voltar ao Topo