Scrum: como aplicar a metodologia ao seu negócio

Scrum: como aplicar a metodologia ao seu negócio

Se você costuma fazer gerenciamento de projetos, sabe que há muitos elementos envolvidos para conseguir produzir algo de qualidade e que atenda aos requisitos, prazos e custos definidos no escopo inicial.

Para ajudar neste processo foram criadas diversas metodologias de trabalho. Uma delas é o Scrum, que está relacionado à necessidade de oferecer respostas e entregas mais rápidas com índices de qualidade excelentes. Neste post, nós da Zocprint, trouxemos algumas informações para você conhecer melhor a metodologia Scrum e saber como aplicá-la ao seu negócio. Confira abaixo!

Metodologia Scrum: o que é

Scrum é um framework, um template com diversas funções que podem ser usadas na gestão de projetos. Esses projetos devem ter um princípio, meio e fim, e devem estar direcionados em gerar valor através de entregas regulares. O Scrum é uma série de ciclos com planejamento de tarefas, atividades e datas programadas, chamados de sprints. Desta maneira, é possível melhorar a organização e a produtividade da equipe.

A metodologia Scrum pode ser adaptada a vários tipos de segmentos de negócios, com a supervisão de bons profissionais da área para implantar e coordenar a estratégia indicada.

Principais conceitos do Scrum:

  • Product backlog: É a lista de todas as tarefas a serem seguidas para viabilizar o projeto de uma forma mais ágil. Esta listagem avança ao longo do andamento do projeto e deve ser bem estruturada para atender a todas as necessidades do cliente;
  • Product owner: É o profissional que cuida da visão estratégica do projeto. É quem avalia o andamento do trabalho e é responsável pelo entendimento das necessidades do cliente. Ele também incentiva e motiva a equipe;
  • Scrum master: É quem comanda o grupo de trabalho em relação à estrutura do projeto, além de ajudar o restante da equipe a superar as dificuldades que possam comprometer o seu andamento.

Como funciona a metodologia

Todas as atividades dentro da metodologia Scrum são realizadas dentro de sprints, que, conforme falamos acima, são os chamados ciclos de desenvolvimento do projeto. A duração de cada sprint depende do cronograma aprovado, mas a agilidade é a sua principal característica.

Cada sprint tem as suas datas de início definidas. Para que todos os envolvidos no projeto estejam inteirados sobre as tarefas em andamento são realizadas reuniões diariamente, no começo de cada expediente, chamadas de daily scrum.

O momento em que os integrantes da equipe apresentam o andamento do projeto para o scrum master e o product owner é chamado de sprint review meeting. Ao final de cada ciclo é realizada uma sprint retrospective para que a equipe faça o planejamento do próximo sprint, levando em consideração os últimos resultados.

É fundamental para o sucesso do projeto que toda a equipe esteja bem integrada e alinhada em relação ao projeto e aos seus objetivos para chegar até a solução ideal para as necessidades do cliente.

Gostou de saber como aplicar a metodologia Scrum ao seu negócio? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 3 dicas para aumentar a produtividade em um escritório. Até a próxima!

Voltar ao Topo