Tipos de papel para impressão: conheça os 5 principais

Tipos de papel para impressão: conheça os 5 principais

A escolha do tipo de papel que você irá utilizar no seu material impresso fará toda a diferença no resultado final da peça que você encomendar. Há no mercado um papel adequado para cada produto que você escolher, seja ele um cartão de visitas, um folheto ou um flyer, por exemplo.

A seguir, vamos apresentar quais os principais tipos de papel disponíveis no mercado e de que forma eles devem influenciar no resultado da sua peça.

1 – Papel Offset

Este é um dos tipos mais comuns utilizados pelas gráficas. O papel é branco dos dois lados, apresenta alta resistência contra a umidade e tem a propriedade de absorver mais tinta que os outros papéis, já que é “cru” e não apresenta nenhum revestimento. Uma outra qualidade do papel offset é que ele tem um custo bem baixo. Você irá encontrar o offset em:

A gramatura (peso do papel em um metro quadrado de folha) do papel offset é de 56 a 240g/m².

2 – Papel Reciclato

Fabricado a partir de restos de papel offset, ele apresenta uma alta resistência. O reciclato é bastante adotado por empresas que se identificam com valores sustentáveis e ecológicos. Este tipo de papel é utilizado principalmente em:

  • Blocos de notas;
  • Em peças com processo hot stamping de impressão (quando uma chapa quente é pressionada contra o produto impresso, deixando um efeito metalizado);
  • Cartões de visita.

A gramatura deste tipo de papel fica entre 90 e 120 g/m².

3 – Papel couché

O papel couché é o campeão de popularidade nas gráficas. A principal razão disso é que ele oferece um ótimo custo-benefício. O papel couché é bastante liso e apresenta uma camada de revestimento adesivo.

O papel couché com brilho costuma deixar as cores mais vivas; entretanto, isso pode dificultar a leitura. Por isso, geralmente é oferecida a opção de couché fosco. Este tipo de papel também absorve mais luz e proporciona trabalhos gráficos com cores mais puras, dando um ar de sofisticação. O couché é usado na fabricação de:

A gramatura do papel couché costuma variar de 90 a 350 g/m².

Confira os modelos de folhetos disponíveis na Zocprint.

4 – Papel Kraft

O papel kraft é utilizado com frequência para a fabricação de sacolas, embalagens e caixas. Este tipo de papel não passa por nenhum processo de branqueamento e preserva a sua cor original.

Você pode encontrar esse tipo de papel em cores variadas como branco, laranja, amarelo e tons de azul. A gramatura do papel kraft fica entre 30 e 115 g/m².

5 – Papel Aspen

Sabe aquele papel com um ar perolado e metalizado, que vemos geralmente em convites de casamento? Este é o papel conhecido como Aspen. A superfície deste tipo de papel muda de acordo com a luminosidade do ambiente. Muitas pessoas adoram este efeito.

O papel Aspen é encontrado em:

A gramatura do papel Aspen varia entre 120 e 240 g/m².

Escolha o tipos de papel certo para sua impressão!

Você acabou de conhecer os 5 tipos de papéis mais utilizados no mercado. Confira também sobre os tipos de acabamento para cartões de visita e faça a escolha correta do papel que você utilizará para sua impressão.

Voltar ao Topo