Se você está querendo começar um novo negócio, já deve ter percebido que precisa alinhar os seus objetivos e metas para que tenha clareza de onde está e onde deseja chegar.
Nesse momento, é muito importante investir em um planejamento para poder visualizar suas possíveis estratégias de negócio e os caminhos viáveis para implementá-las.
Para te ajudar nisso, trouxemos dicas com os principais passos que você deve tomar para dar início ao seu novo negócio com mais de segurança e tranquilidade. Vamos conferir?
Alinhando o seu objetivo
Antes de tudo, é muito importante você ter clareza do que deseja com seu novo negócio e compreender o seu objetivo para, posteriormente, alinhar as suas metas. É fundamental que você tenha paixão pelo que faz, pois estará envolvido com isso diariamente.
Um dos pontos que estão sendo mais cobrados pelos consumidores é a transparência das marcas no seu posicionamento e a coerência do seu discurso com as suas práticas. Então, esse é o momento de você definir quem é você no mercado. Esse é o momento de pensar sobre sua missão, visão e valores diante do mercado.
Quer aprimorar a sua gestão de marca? Saiba o que é branding e sua importância para qualquer negócio!
Definição dos seus produtos e serviços
Depois de definir o objetivo e como você se define como negócio, você deve delimitar seus produtos e serviços, pois é através deles que você irá dialogar com o seu público e ofertar o que está disposto a oferecer. Para isso, sugerimos algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:
- Que produto eu vendo?
- O que eu ofereço aos meus consumidores além do meu produto?
- Quais serviços eu ofereço? Se não ofereço nenhum, quais serviços podem ser complementares aos meus?
- Quais são as atividades-chave que realizo?
Através da respostas a essas questões, é possível definir com mais coerência o que está oferecendo e, quando chegar a hora de expor isso ao seu público, será muito mais fácil.
Entenda quem é seu público-alvo
Após ter clareza de qual é o seu objetivo e do que você oferece, é hora de pensar: para quem eu ofereço?
Se você já ouviu o ditado “nunca será possível agradar a todos” ou “qualidade é melhor que quantidade”, saiba que ambos se encaixam perfeitamente neste tópico!
O público-alvo é justamente o perfil de pessoa que melhor define os possíveis consumidores do seu negócio. Ou seja, todas as ações de comunicação devem ser direcionadas para ele.
Entenda melhor o que é público-alvo e dicas de como definir o do seu negócio.
A importância da análise de cenários
Agora que você já definiu os principais aspectos do seu negócio, é hora de analisar os cenários em que você está inserido. Primeiro, é importante saber um pouco mais sobre alguns fatores externos — por exemplo, como é o atual cenário político e econômico, pois isso influencia direta e indiretamente no seu negócio.
Além disso, você deve estar atento aos seus concorrentes e em como eles se apresentam no mercado, quais suas ofertas e se futuramente podem apresentar riscos ao seu negócio.
Análises internas também devem ser feitas, como o tipo de mão de obra que você irá precisar, se irá necessitar de funcionários, colaboradores ou parceiros. Para isso, você também deverá ter consciência de qual é o seu orçamento atual e quanto está disposto a investir.
Inserção no mercado: comunicando-se com seu público
Agora que você já tem mais clareza e conhecimento sobre o seu negócio, você deve se apresentar para o mercado. Mas antes de se estabelecer de qualquer forma, é o momento de saber em quais canais você vai estar e quais ações de comunicação são mais coerentes ao seu propósito.
Pense em mídias sociais em que você deve estar presente, tipos de campanhas, propagandas ou anúncios que possam atingir o seu público-alvo, outros negócios parceiros que podem indicar o seu, entre outros aspectos. Pensando nesses canais e ações, você terá mais facilidade em ofertar os seus produtos e serviços e atrair seu público-alvo.
Dar início a um novo negócio é um grande passo para o seu crescimento pessoal e profissional. Tenha cautela, mas sem perder a proatividade e confiança !
Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você poder dar o primeiro passo no seu negócio e ter bons frutos. Até a próxima!