Gestão e Negócios

Como começar um negócio: dicas para dar os primeiros passos

Mulher pensando em como começar um negócio

Se você está querendo começar um novo negócio, já deve ter percebido que precisa alinhar os seus objetivos e metas para que tenha clareza de onde está e onde deseja chegar.

Nesse momento, é muito importante investir em um planejamento para poder visualizar suas possíveis estratégias de negócio e os caminhos viáveis para implementá-las.

Para te ajudar nisso, trouxemos dicas com os principais passos que você deve tomar para dar início ao seu novo negócio com mais de segurança e tranquilidade. Vamos conferir?

Alinhando o seu objetivo

Antes de tudo, é muito importante você ter clareza do que deseja com seu novo negócio e compreender o seu objetivo para, posteriormente, alinhar as suas metas. É fundamental que você tenha paixão pelo que faz, pois estará envolvido com isso diariamente.

Um dos pontos que estão sendo mais cobrados pelos consumidores é a transparência das marcas no seu posicionamento e a coerência do seu discurso com as suas práticas. Então, esse é o momento de você definir quem é você no mercado. Esse é o momento de pensar sobre sua missão, visão e valores diante do mercado.

Quer aprimorar a sua gestão de marca? Saiba o que é branding e sua importância para qualquer negócio

Definição dos seus produtos e serviços

Depois de definir o objetivo e como você se define como negócio, você deve delimitar seus produtos e serviços, pois é através deles que você irá dialogar com o seu público e ofertar o que está disposto a oferecer. Para isso, sugerimos algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo:

  • Que produto eu vendo?
  • O que eu ofereço aos meus consumidores além do meu produto?
  • Quais serviços eu ofereço? Se não ofereço nenhum, quais serviços podem ser complementares aos meus?
  • Quais são as atividades-chave que realizo?

Através da respostas a essas questões, é possível definir com mais coerência o que está oferecendo e, quando chegar a hora de expor isso ao seu público, será muito mais fácil.

Entenda quem é seu público-alvo

Após ter clareza de qual é o seu objetivo e do que você oferece, é hora de pensar: para quem eu ofereço?

Se você já ouviu o ditado “nunca será possível agradar a todos” ou “qualidade é melhor que quantidade”, saiba que ambos se encaixam perfeitamente neste tópico!

O público-alvo é justamente o perfil de pessoa que melhor define os possíveis consumidores do seu negócio. Ou seja, todas as ações de comunicação devem ser direcionadas para ele.

Entenda melhor o que é público-alvo e dicas de como definir o do seu negócio.

A importância da análise de cenários

Agora que você já definiu os principais aspectos do seu negócio, é hora de analisar os cenários em que você está inserido. Primeiro, é importante saber um pouco mais sobre alguns fatores externos — por exemplo, como é o atual cenário político e econômico, pois isso influencia direta e indiretamente no seu negócio.

Além disso, você deve estar atento aos seus concorrentes e em como eles se apresentam no mercado, quais suas ofertas e se futuramente podem apresentar riscos ao seu negócio.

Análises internas também devem ser feitas, como o tipo de mão de obra que você irá precisar, se irá necessitar de funcionários, colaboradores ou parceiros. Para isso, você também deverá ter consciência de qual é o seu orçamento atual e quanto está disposto a investir.

Inserção no mercado: comunicando-se com seu público

Agora que você já tem mais clareza e conhecimento sobre o seu negócio, você deve se apresentar para o mercado. Mas antes de se estabelecer de qualquer forma, é o momento de saber em quais canais você vai estar e quais ações de comunicação são mais coerentes ao seu propósito.

Pense em mídias sociais em que você deve estar presente, tipos de campanhas, propagandas ou anúncios que possam atingir o seu público-alvo, outros negócios parceiros que podem indicar o seu, entre outros aspectos. Pensando nesses canais e ações, você terá mais facilidade em ofertar os seus produtos e serviços e atrair seu público-alvo.

Dar início a um novo negócio é um grande passo para o seu crescimento pessoal e profissional. Tenha cautela, mas sem perder a proatividade e confiança !

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você poder dar o primeiro passo no seu negócio e ter bons frutos. Até a próxima!