O e-mail marketing é uma das ferramentas mais bem utilizadas para a comunicação entre empresa e consumidor. Quem pensa que o envio de e-mail marketing é ultrapassado e que poucos usuários conferem sua caixa de entrada está enganado.
Segundo pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos utilizam seus e-mails no dia a dia. Isso mostra que este é um canal abrangente e democrático que pode entregar as mensagens da sua empresa no momento correto para as pessoas certas.
Confira o conteúdo que preparamos para você e entenda o e-mail marketing e como aplicá-lo na sua empresa!
O que é o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta online usada como estratégia de divulgação. Ele é capaz de criar e fidelizar laços entre a empresa e o consumidor. Esse tipo de estratégia busca atingir pessoas interessadas nos seus produtos, ou no seu segmento de negócio, levando informações, promoções, confirmações de compras e conteúdos relevantes para seu público-alvo.
Muito tempo visto como uma forma de propaganda invasiva ao usuário, o e-mail se modernizou com estratégias de marketing, levando informações sobre sua empresa para as pessoas que querem receber seus conteúdos. Hoje, o e-mail faz parte da maioria dos planos de marketing e é considerado uma das maneiras mais funcionais para conversar com o consumidor.
Tipos de e-mail marketing
O e-mail marketing pode ser usado de diferentes maneiras, tanto para engajar, fidelizar e trazer novos clientes para sua empresa. Para isso, separamos algumas formas de utilização de e-mail marketing que podem ser úteis para o seu negócio, são elas:
Newsletter
Muito conhecida do e-commerce e no universo dos blogs. As newsletters são outras maneiras de levar conteúdo relevante para seus leitores. Uma ótima estratégia no uso da newsletter é o uso de links que levem o leitor para páginas externas que falem mais sobre o assunto dentro do site da sua empresa.
E-mail promocional
São aqueles e-mails que mantém pessoas que já clientes da sua empresa sempre por dentro das promoções e ações especiais que sua empresa está promovendo. É uma boa maneira de divulgar ofertas, por exemplo, e ainda conseguir monitorar o retorno da campanha (como taxa de abertura do e-mail e cliques nos links).
E-mail de boas-vindas
Sempre que alguém se inscreve em uma newsletter da sua empresa, ou fornece o e-mail para cadastro, o ideal é enviar um e-mail de boas-vindas. No conteúdo, você apresenta sua empresa para a pessoa, como uma forma de situá-la antes de enviar qualquer outro tipo de e-mail.
E-mail de atualização do blog
Esse tipo de e-mail é uma ótima forma de engajamento. Ele dispara e-mails para sua lista de contatos informando sobre os novos conteúdos que possam interessar a eles, mostrando que você se preocupa que eles estejam atualizados com os assuntos que gostam relacionados ao seu negócio.
Vantagens do e-mail marketing para sua empresa
Agora que você já conhece formatos de email marketing que pode aplicar na sua empresa, vamos para os ganhos com essa estratégia!
Presença na rotina do público
Além das redes sociais, o e-mail também está presente na vida das pessoas diariamente. Ou, pelo menos, semanalmente. Afinal, quase um terço da população mundial tem um endereço de um correio eletrônico. Assim, investir em estratégias de e-mail marketing garantem que sua empresa conte com conteúdos que atinjam cada vez mais leitores.
Alcance previsível
Além de contar com alcance em grande escala, você consegue prever quantos leitores receberão seu conteúdo de e-mail marketing. Diferente de conteúdos em redes sociais, cujo os algoritmos determinam a relevância de conteúdo para o usuário, o e-mail vai ser enviado para todos os contatos da sua lista.
Formato de conteúdo mais flexível
Sem número limitado de caracteres, e com a possibilidade de inserir links, gifs, imagens e vídeos o e-mail é uma tela em branco, que você poderá utilizar da melhor forma possível para conversar com seu cliente.
Nutrição de leads
O diferencial do e-mail marketing é a possibilidade de identificar momentos de compra das pessoas cadastradas em sua lista. Um exemplo bem rápido:
- Contatos adquiridos com cadastro em e-commerce indicam que a pessoa já esteve muito próximo a realizar uma compra ou já a efetuou;
- Contatos de orçamento também já definem o momento de compra de um potencial cliente, que já está bem próximo a fechar negócio;
- Contatos na newsletter mostra que as pessoas inscritas estão interessadas no conteúdo da sua empresa, mas não necessariamente no produto/serviço (ainda).
Essa segmentação permite que o leitor caminhe pelo seu funil de vendas e adquire uma posição clara de compra.
Investimento baixo comparado a outras estratégias
O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser aplicada na sua empresa com um baixo investimento inicial. Você precisará somente de três coisas: um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa para executar o trabalho.
Comece agora
O e-mail é uma ferramenta importante e que precisa estar presente nas estratégias de marketing da sua empresa. Você pode começar aprendendo como criar um e-mail corporativo para sua empresa (se ainda não tem, é claro). Se já tem, vale também pegar algumas dicas de como organizar um e-mail corporativo antes de criar sua estratégia de e-mail marketing!