Você já deve saber como uma boa divulgação é essencial para o sucesso de uma empresa, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação, certo? Mas o que muitos empreendedores costumam ter dúvidas é sobre como fazer uma divulgação que chame a atenção do seu público-alvo, alcançando mais clientes potenciais e, claro, aumentando as vendas.
Para ajudá-lo a entender melhor estratégia vital para a sua empresa, listamos abaixo os 4 erros mais comuns na hora de anunciar os seus produtos/serviços para o mercado e como evitá-los. Continue lendo!
1. Não investir em marketing
Para ter sucesso nas vendas é vital que o seu produto/serviço seja conhecido no mercado, principalmente pelo seu público-alvo. E não adianta só esperar que o cliente chegue até você espontaneamente: é importante ir até ele. Então, o primeiro – e principal – erro que você pode cometer na divulgação é justamente não divulgar!
E não estamos falando aqui de contratar uma agência ou ter uma equipe dentro da sua empresa, afinal, sabemos que essa não é uma realidade para muitos empreendedores. Mas é fundamental ir atrás de soluções de marketing que possam ajudar a fortalecer a sua marca e fazê-la reconhecida, chegando aos seus clientes de forma rápida e direta.
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2. Não conhecer o seu público-alvo
Um dos erros mais comuns dentro de uma campanha de divulgação é a falta de direcionamento, principalmente quando o empreendedor não sabe ou tem uma percepção errada do seu público-alvo. Assim, as ações não alcançam os resultados esperados e trazem prejuízos para a empresa, não somente financeiros. A imagem da marca também pode ser afetada!
Portanto, o primeiro passo é identificar realmente quem são os seus clientes em potencial com a ajuda de pesquisas. Em seguida, é necessário traçar um planejamento das ações voltadas para esse público.
3. Não escolher bem os meios de divulgação
Outro caso muito comum é a dificuldade em escolher os canais para a divulgação dos seus produtos/serviços. Por conta da popularização do acesso à internet no país, as redes sociais são canais rápidos, baratos e eficientes para divulgar a sua empresa.
Mas ainda existem estratégias offline que são muito efetivas e cabem no orçamento de qualquer empresa, como a divulgação de materiais impressos (cartões de visita, folder, panfletos, etc). O importante é ter consciência das possibilidades de alcance de cada meio e qual encaixa melhor na sua estratégia, para não acabar “disparando” para todos os lados.
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4. Não interagir com os clientes
Não adianta utilizar as redes sociais e não interagir com os clientes. A falta de aproximação com os consumidores é um dos erros mais comuns e perigosos para qualquer organização. Principalmente nos negócios locais, a interação do consumidor com a marca é um fator decisivo para o fechamento ou não de um negócio. Portanto, mantenha um contato próximo, fazendo-o se sentir importante para a sua empresa.
Responder dúvidas e críticas, ou até mesmo elogios, é uma boa estratégia para que o cliente se sinta ouvido. Mas também é importante envolvê-lo, sempre que possível, oferecendo um mimo ou uma promoção especial. Entenda melhor em: por que presentear clientes é uma boa estratégia?
Ficou claro agora quais são os erros mais comuns na divulgação de empresas e como é possível evitá-los? Agora você tem tudo o que precisa para divulgar sua marca de uma forma muito efetiva e alavancá-la cada vez mais. Até a próxima!