Se você possui uma empresa e quer atingir um público-alvo específico, o mapa da empatia é um recurso que precisa ser empregado na sua estratégia de comunicação, seja ela textual ou visual. Este recurso aproxima os serviços do seu negócio as necessidades dos seu consumidor. Quer saber mais detalhes? Foca na leitura e vamos aprender mais juntos.
O que é mapa de empatia
É uma ferramenta usada para conseguir traçar o perfil exato do público-alvo que deve ser atingido. É através deste recurso que conseguimos mapear os principais problemas de uma pessoa, suas ansiedades, necessidades e meios que são usados para influenciar sua tomada de decisão, ou seja, o que a leva a querer adquirir algo.
O nome mapa de empatia vem justamente da lógica deste exercício. Logo, é preciso se colocar no lugar do consumidor para conseguir preencher completamente as lacunas deste recurso. Para isso, o ideal é realizar uma longa pesquisa sobre suas persona , seja pesquisa de campo ou na própria internet, com enquetes e questionários.
Faça questionários para usar em seus clientes e busque respostas que ajudem a entender o seu raciocínio e rotina! Normalmente, você irá precisar responder às seguintes questões
- O que a pessoa pensa/sente
- O que ela ouve
- O que fala e faz
- O que vê
- Quais são suas dores
- E quais as suas principais necessidades?
Lembre-se que estes quadrantes devem ser respondidos partindo do princípio que a pessoa irá fazer o uso dos seus serviços, ou seja: quais as principais necessidades dela ao usar seu produto? E os principais obstáculos que ela encontra? Como ela vê seus serviços? O que ela ouve do seu negócio? Dessa forma, fica fácil e visual ser mais assertivo com seu público!
Como fazer um mapa de empatia perfeito
O primeiro passo é tornar o mapa da empatia visual. Os melhores resultados surgem quando você realiza esse exercício com post its e folhas A4 em uma reunião com toda a equipe do seu trabalho. Crie grupos e procure ouvir a opinião de todos sobre o mapa de empatia, depois, tente responder os quadrantes com base no seguinte esquema:
- O que a pessoa pensa/sente: É a forma como o seu produto atinge o consciente do consumidor. Ademais, quais são suas preocupações? seus sonhos? como essa pessoa se sente em relação ao mundo? É profundo, mas vale a pena buscar as respostas
- O que a pessoa ouve: É como a pessoa é influenciada, de onde recebe as informações que guarda. Ou seja, meios de comunicação, ídolos, marcas favoritas, assim por diante.
- O que a pessoa faz/fala: Sobre quais assuntos sua persona costuma falar? Quais os principais tópicos de seu interesse? Quais são os seus hobbies? É participativa? Passiva?
- O que a pessoa vê: O que é mais comum em seu cotidiano? Como é seu perfil de amigos? Como é a rotina dessa pessoa? Este é um quadrante de estímulos prioritariamente visuais.
- Quais são as suas dores: Do que seus clientes tem medo? o que despertam suas frustrações? quais são os obstáculos que essas pessoas precisam passar antes de chegarem nos seus principais objetivos?
- E necessidades: Qual é a principal definição de sucesso para seu público, onde ela quer chegar, quais são seus objetivos e o que acabaria com seus problemas hoje?
Lembre-se que criar um mapa da empatia leva tempo. Você pode demandar de semanas para conseguir respostas mais completas, mas garantimos que isso irá trazer muitos avanços na sua estratégia de divulgação!
Está gostando da leitura? Experimente saber mais sobre marketing digital e tradiciona . Entenda qual o melhor e aperfeiçoe sua forma de ficar em evidência.
Quais são as vantagens do mapa de empatia?
Além de proporcionar maior conhecimento sobre os passos do seu cliente, o mapa da empatia consegue fornecer muitos benefícios para a sua empresa. São eles:
- Maior qualidade na criação de materiais de divulgação;
- Melhora a performance da sua marca;
- Potencializa os gastos com a exposição dos seus produtos.
Com o mapa da empatia, fica mais claro os momentos que tornam-se indispensáveis fazer criação de divulgação impress , por exemplo. Ademais, você consegue visualizar perfeitamente em que etapa do funil de venda o seu cliente ideal está localizado, e como fazer ele progredir até fechar negócio com você!
Com todas estas informações você poderá dar até aula sobre mapa de empatia, certo? Compartilhe este artigo com seus colegas e conhecidos de trabalho e comece já a utilizar este recurso para crescimento do seu negócio!