Técnica Pomodoro: como aplicá-la ao seu negócio?

Técnica Pomodoro: como aplicá-la ao seu negócio?

Você tem problemas de produtividade no dia a dia? Ser produtivo na era digital não é uma tarefa fácil. São tantas as distrações, que muitas vezes é preciso de alguma ajuda para manter o foco no trabalho e aumentar a produtividade no seu negócio.

Por isso, nós, da Zocprint, trouxemos dicas de como aplicar a técnica Pomodoro, que pode ser uma grande aliada para estudantes, empresários e profissionais que desejam melhorar o seu rendimento e dar um gás no trabalho.

O que é?

Hoje em dia, com tantas tarefas pessoais e profissionais surgindo a cada instante, é bem mais complicado planejar a agenda e cumprir todas as demandas, certo? E foi pensando nisso que a técnica Pomodoro foi criada! Justamente para ajudar a organizar a vida de quem está sempre se enrolando com os prazos e não pode mais perder tempo com a procrastinação.

Pomodoro, em italiano, significa tomate. E o que o tomate tem a ver com a produtividade? Pois bem, o método foi criado na década de 1980, por Francesco Cirillo, um jovem que teve a ideia de utilizar um timer de cozinha em formato de tomate para marcar o tempo em que deveria estudar sem interrupções.

Como funciona a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro consiste em dividir o seu tempo em intervalos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. E a cada quatro blocos desses, isto é, a cada 2 horas, você faz uma pausa de 30 minutos. Entendeu?

Você pode usar esses 5 minutinhos para ir ao banheiro, fazer um lanche ou dar uma olhadinha nas redes sociais e no WhatsApp. Você decide! E se o telefone tocar durante os 25 minutos? O melhor é tentar não interromper a tarefa. Escreva rapidamente um lembrete na sua lista para retornar à ligação no seu intervalo maior de 30 minutos. A dica é deixar o celular no silencioso antes de começar a trabalhar.

Comece agora mesmo!

Você pode aplicar a técnica Pomodoro usando um aplicativo para o smartphone ou uma simples folha de papel. Comece fazendo uma lista de todas as suas tarefas do dia. Se escolher uma folha de papel, ajuste um cronômetro em 25 minutos.

Durante esse período você deve se dedicar inteiramente a uma única atividade da lista, sem nenhuma interrupção, mesmo se não conseguir terminá-la em 25 minutos. No final desse período, faça um intervalo de 5 minutos. Depois de um ciclo de quatro pomodoros, faça uma pausa maior, de 30 minutos.

O segredo do método Pomodoro é evitar ficar com a mente cansada por falta de uma válvula de escape de vez em quando. É importante fazer a marcação de um X no papel e anotar a tarefa cumprida a cada período de 25 minutos. No intervalo maior, após os quatro pomodoros, faça um balanço de todas as tarefas que conseguiu realizar.

Para aplicar essa técnica no seu negócio basta seguir esse passo a passo! Você saberá o tempo que precisa para executar cada atividade ou tarefa, conseguindo planejar o seu dia de estudo ou trabalho com maior objetividade e produtividade.

Gostou de saber como aplicar o método Pomodoro no seu negócio? Aproveite também e confira esse outro conteúdo sobre 6 dicas de livros sobre liderança para donos de empresas. Até o próximo post!

Voltar ao Topo